domingo, 17 de fevereiro de 2013

MAIS UM? Suposto METEORO é flagrado no Paraná


                         Para ver o vídeo clique aqui.

O bancário Claudecir de Oliveira Souza, de Maringá, no norte do Paraná, gravou um vídeo no dia 6 de fevereiro de um suposto meteoro que teria cruzado o céu da cidade, por volta das 6h50. Segundo ele, quem viu o objeto no céu foi o filho dele.

Os dois se preparaavm para sair de casa quando viram o objeto. Ele iria sair para caminhar e o filho ia para a escola.
A passagem foi registrada com uma câmera de vídeo. “Mostrei para várias pessoas e elas ficaram surpresas quando viram as imagens”, conta o bancário.



Nota da redação: O doutor Bertoldo Schneider Junior, coordenador do Clube de Astronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) analisou as imagens e afirmou que provavelmente trata-se de um avião que passava por Maringá no momento da gravação.

Asteroide 2012 DA14 já passou por ponto próximo da Terra, diz Nasa
O professor explicou que há alguns detalhes na gravação que apontam para a teoria de ser apenas um avião. “Um avião voa a poucas centenas de metros por segundo, no máximo, que é uma velocidade compatível com o objeto visto”, disse. Segundo o professor, a nuvem que fica após a passagem do objeto é, provavelmente, em decorrência do vapor do combustível ou da água, causado pela passagem da aeronave.

O professor também comparou as imagens ao meteoro que caiu na Rússia, na sexta-feira (15), deixando mais de 1 mil feridos, segundo o governo local. Segundo ele, quando um meteoro entra na atmosfera da Terra, ele deixa um rastro de vapor que demora vários minutos para se dissipar no céu. “Duram muitas dezenas de minutos no céu, para o caso de um meteoro tão grande que pode ser visto de dia, claro”, explica.

Na avaliação de Bertoldo, a única maneira de a imagem representar um meteoro seria se o objeto filmado estivesse a mais de 30 quilômetros de altitude. Mesmo assim, o rastro deixado por ele faz com que se descarte essa possibilidade.
A velocidade do meteoro, ainda de acordo com o professor, é bem superior a de qualquer avião. “Meteoros têm velocidades típicas de 8 a 30 km por segundo, muito mais veloz que aviões. O meteoro da Russua (de ontem), por exemplo, percorreu 300 km de atmosfera em 15 segundos”, conta.

Fonte: http://g1.globo.com/parana/vc-no-g1-pr/noticia/2013/02/internauta-registra-suposto-meteoro-no-ceu-de-maringa-no-parana.html

Um comentário:

  1. Tem algo muito errado nesses supostos meteoros!.....onde ouve muitos avistamentos dos mesmos,em varias partes do mundo!(russia,japao,eua,brasil,cuba,belgica,inglaterra,holanda)....sera o haarp,ou o suposto blue beam!.....2013,ta bombando e promete.....esperem e vejam!

    ResponderExcluir

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.