sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lamentável:Pela 1ª vez, transgênicos ocupam mais da metade da área plantada no Brasil

Em 2013, pela primeira vez os cultivos geneticamente modificados devem ultrapassar, em área ocupada, os não transgênicos no Brasil.
Segundo a consultoria Céleres, especializada em agronegócio, o total da área plantada com cultivos geneticamente modificadas neste ano chega a 37,1 milhões de hectares, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior (que por sua vez, já tinha registrado um aumento de mais de 21% em relação à safra de 2010/2011) - ou seja, 4,6 milhões de novos hectares dedicados a variedades transgênicas.

O IBGE prevê, para 2013, uma área recorde dedicada à atividade agrícola no país de 67,7 milhões de hectares. Cruzando o dado do IBGE com o da consultoria Céleres, chega-se à conclusão de que os transgênicos responderão por 54,8% de toda a área cultivada na safra 2012/2013 no país.

No ano passado, as lavouras transgênicas cobriram 31,8 milhões de hectares (segundo a Céleres) e a safra total (incluindo transgênicos e não transgênicos) atingiu 63,7 milhões de hectares (segundo o IBGE), ou seja, as lavouras não transgênicas ainda ocupavam uma área maior que as transgênicas.

Esse avanço impressiona, ainda mais considerando-se que há cinco anos, segundo a Céleres, o cultivo total com transgênicos no país era de apenas 1,2 milhão de hectares.

Soja

A grande estrela nessa façanha é a soja modificada, tolerante a herbicidas - uma das cinco variantes aprovadas no país também é resistente a insetos. Seu cultivo foi autorizado pela CTNBio em 1998, mas liberado apenas em 2004, quando já vinha sendo plantada ilegalmente havia anos. Já em 2012 ela respondia por 85% de toda a soja plantada no país, ocupando mais de 21 milhões de hectares.
A previsão para 2013 da Céleres é de que a proporção da soja transgênica suba para 88,8%, equivalente a uma área de 24,4 milhões de hectares, de longe, a maior dedicada a cultivares transgênicos no país.

Nos Estados Unidos, 94% dos feijões de soja colhidos nos EUA em 2011 eram transgênicos, o mesmo pode ser dito de 88% do algodão - modificado para resistir a insetos - plantado no mesmo ano na Índia.

A soja transgênica foi introduzida nos Estados Unidos - o grande pioneiro do cultivos de GMs - em 1996, e já em 2001 ela respondia por 68% de toda a soja plantada no país.

O Brasil é hoje o segundo maior semeador de transgênicos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos - onde, em 2011/2012, os transgênicos ocupavam 70 milhões de hectares.

Nas suas estatísticas comparativas mais recentes - reunindo dados de 2010 - a FAO, a agência da ONU para Alimentos e Segurança Alimentar estima que "quase 150 milhões de hectares no mundo" são plantados com cultivares geneticamente modificados.

O grosso dessa área é dedicado a plantações de soja, milho, canola (usado em forragem/ração) e algodão nas Américas, e de algodão na Ásia e na África.

Os maiores produtores entre os países em desenvolvimento são Brasil, Argentina, Índia e China. "Variedades de algodão resistente a insetos são os cultivares transgênicos comercialmente mais importantes na Ásia e na África", diz a FAO. Na América Latina, "são a soja resistente a herbicidas seguida pelo milho resistente a inseto".

A FAO reconhece que o cultivo de transgênicos cresceu "principalmente por causa dos benefícios da redução de custos de trabalho e produção, da redução no uso de químicos e dos ganhos econômicos".
FONTE: UOL

3 comentários:

  1. Prevejo aumento no câncer,problemas respiratórios, etc...

    ResponderExcluir
  2. para mim,o único problema dos transgênicos é que poucas empresas no mundo(monsanto e cia)dominam o mercado de vendas de sementes....fora isso ,eles são bem-vindos....pensa comigo:imagina uma espécie de trigo transgênico que possa ser cultivada no brasil,nesse clima....seria o fim da dependência de outros países...por acaso alguém sabe sobre a quimosina usada na fabricação dos queijos???como os queijos eram feitos antes???os transgênicos acabaram com uma forma cruel e suja de se adquirir essa substância...que continuem e melhorem cada vez mais....o mundo precisa evoluir,caminhar pra frente!!

    ResponderExcluir
  3. A guerra dos japoneses e USA não terminou, nem da Luz e trevas.

    Porque a bomba núclear Fat Man?

    Permitir a sociedade obesa é ótimo para o terrível monstro besta 666 nos USA e aos todos os injustos que dominavam no terrível.

    Fat Man [obsidade] porque os USA por Israel, use desse recurso para a decadência, para fazer as pessoas nas nações ficaram horrivelmente gordas, esse controle é um terrível tipo de intervensão atualmente mas já veio de muitos anos passados por intermédio dos alimentos transgênicos, que tem seus DNA alterados para a destruição do DNA humano assim fazer muito mau a humanidade e o Brasil como celeiro do mundo é a fonte desse desgraça para todas as nações, porque é cúmplice das obras perversas das trevas do terrível mostro gay besta 666 revelado que se chama Barack Hussein Obama e sua maldita horrível esposa Michelle Obama.

    http://rebento.com/MARCELE-SETE_Nao_acreditem_jamais_nas_promessas_de_mortos.html

    http://rebento.com/MARCELE-SETE_Todos_os_projetos_malditos_da_C.I.A._fracassaram.html
    http://rebento.com/MARCELE-SETE_Sou_Kamikase.html

    Testifiquem tudo, pois os obesos são vítimas de conspirações dos que pertecem as injustiças:

    08/02/2013 | Pela 1ª vez, transgênicos ocupam mais da metade da área plantada no Brasil
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_cultivo_tp.shtml

    10/04/2012 | Taxa de obesidade bate recorde no País
    http://saude.ig.com.br/minhasaude/taxa-de-obesidade-bate-recorde-no-pais/n1597737564864.html

    27/08/2010 | Brasil pode se igualar aos Estados Unidos na quantidade de obesos
    http://novohamburgo.org/site/noticias/especial/2010/08/27/brasil-pode-se-igualar-aos-estados-unidos-na-quantidade-de-obesos/

    20/09/2010 | Epidemia de obesidade nos Estados Unidos atinge agora os animais de estimação

    http://oglobo.globo.com/saude/epidemia-de-obesidade-nos-estados-unidos-atinge-agora-os-animais-de-estimacao-2950381#ixzz2MD7MFmWv

    Porque a bomba nuclear chama-se Enola Gay?

    Manter uma sociedade dominada irracionalmente é uns dos objetivos principais do terrível monstro Besta 666 nos USA e aos cúmplices do terrível na mesma obra decadente.

    http://rebento.com/MARCELE-SETE_Adoracao_a_besta_dragao_[666]_foi_generalizado.html

    http://rebento.com/MARCELE-SETE_Os_anjos_caidos_tentaram_proteger_o_666_anticristo.html

    //////////////////////////////////////////////////
    https://www.facebook.com/notes/rebento-vida/porque-enola-gay-e-fat-man/495923597132591

    ResponderExcluir

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.