segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Domingo Espetacular repercute protestos de evangélicos contra O Canto da Sereia e exibe críticas de pastores contra o Festival Promessas. Assista na íntegra


Domingo Espetacular repercute protestos de evangélicos contra O Canto da Sereia e exibe críticas de pastores contra o Festival Promessas. Assista na íntegra
Os protestos criados pelo pastor Divino Aleixo Marinho, através do Facebook, contra a microssérie global O Canto da Sereia, foram tema de uma reportagem da edição de ontem, 13/01, do Domingo Espetacular.
O programa da TV Record entrevistou o pastor da Igreja Betel Palavra de Fogo, que criticou a abordagem feita pela Globo em relação às religiões. Para ele, o tratamento é desigual.
“A distribuição em relação à religião que a emissora em si propõe não é muito justa. Quando aborda um assunto religioso, sempre aborda de uma maneira crítica, ou diminuindo a capacidade que os evangélicos têm. Eles consideram a gente como um povo pequeno, um povo sem cultura”, afirma o pastor.
A reportagem repercutiu ainda as manifestações dos autores Glória Perez e Walcyr Carrasco, que através do Twitter, reclamaram dos protestos contra as produções Salve Jorge e O Canto da Sereia, e ressaltou a declaração da criadora da atual novela das nove, que afirmou ter medo do “modo talibã de ser” dos evangélicos que acompanharam os protestos do pastor Marinho.
Em resposta de Marinho às críticas feitas à sua iniciativa, foi baseada nos princípios que o levaram a pedir que os fiéis não acompanhassem a microssérie: “A minha opinião é que, infelizmente, se era intenção dos criadores ou não, eles passam uma mensagem contrária ao que a Bíblia diz”, pontua.
Procurada pela reportagem da Record, a assessoria da TV Globo pronunciou-se dizendo que a emissora é “laica e assim é vista pela maior parte do público brasileiro”, e se negou a comentar a possibilidade de que exista uma personagem evangélica com status de protagonista na próxima novela que for produzida.
A reportagem do programa Domingo Espetacular ouviu ainda os pastores Diógenes Monteiro e Agenor Duque, que criticaram a iniciativa da Globo em tentar se aproximar do público evangélico.
Para Duque, o Festival Promessas, é uma “jogada de marketing”, que não enfatizou a “pregação do Evangelho”. Já Monteiro ressaltou que ao seu ver, a aproximação é uma tentativa de “maquiar uma série de abusos que têm sido cometidos contra a comunidade evangélica”.
Confira abaixo, a íntegra da reportagem exibida pelo Domingo Espetacular:


Boicote evangélico funciona e O Canto da Sereia e Big Brother Brasil 13 tem as piores estréias da Globo em suas categorias

 

Boicote evangélico funciona e O Canto da Sereia e Big Brother Brasil 13 tem as piores estréias da Globo em suas categorias 

 A estreia da nova microssérie da Globo chamada O Canto da Sereia, protagonizada pela atriz Ísis Valverde e baseada na obra de Nelson Motta, foi marcada por protestos e anúncio de um boicote por parte de evangélicos. A microssérie é criticada por possuir uma forte identidade ligada a umbanda e candomblé e exibir cenas explícitas de nudez, sexo e bissexualismo.

 Depois da estreia do programa, vários jornais e sites, entre estes publicações voltadas para o público evangélico, anunciaram que o boicote organizado pelos evangélicos falhou, e que a produção estreou com ótimos números, porém o primeiro episódio da série teve a pior audiência em uma estreia desde que a emissora passou a transmitir microsséries na primeira semana de janeiro, em 2010.

Segundo os dados consolidados do Ibope, a microssérie “Dalva e Herivelton”, que estreou em janeiro de 2010, teve média de 28 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios). Já “Dercy de Verdade”, que foi exibida em 2012, registrou 24 de média. O “Canto da Sereia” ficou apenas com 21 pontos, empatando com “Amor em Quatro Atos”, de 2011, que foi a pior estréia de microssérie desde que a Globo padronizou suas exibições do tipo.
Outro programa boicotado pelos evangélicos e que apresentou com audiência extremamente baixa para os padrões da emissora foi o Big Brother Brasil 13. O reality show, que estreou no mesmo dia que a microssérie, obteve apenas 25 pontos de Ibope, sendo esse o menor índice de audiência registrado na estreia de todas as edições do programa. A primeira edição do reality registrou 48,7 pontos.
No mesmo dia da estréia dos programas a novela Salve Jorge teve uma de suas maiores audiências desde a estréia, que também foi marcada por protestos de evangélicos e acabou sendo um fracasso no Ibope, porém mesmo com a grande audiência da novela das nove as estréias que começaram logo em seguida não conseguiram fazer os telespectadores continuarem a ver a programação, além disso tanto a faixa de microsséries quanto o Big Brother Brasil haviam ganhado audiência nas estréias no último ano com relação ao anterior, o que mostra que desta vez houve alguma resistência ou aversão ao BBB 13 e a O Canto da Sereia.
Dois autores de novelas da Globo se mostraram incomodados com a forte resistência de evangélicos à programação exibida pela emissora. Walcyr Carrasco incitou seus seguidores em uma rede social, “vamos lutar por liberdade de criação. Digam não à campanha contra o Canto da Sereia”, exclamou. Já Gloria Perez comparou o grupo terrorista Talibã ao movimento evangélico que protesta contra os certos programas da Globo, “fizeram a mesma coisa com Salve Jorge! Que medo desse modo talibā de ser!”, disse.

 

 

 

 

4 comentários:

  1. Esse pastor fez certo em alertar seus fiéis ,aliás é um dever de todos pastores ...Quanto a questão do show ;os cantores que foram lá se apresentar tiveram boas intenções ,mas foram ingênuos demais pra acreditar na globo .Desde quando globo se enteressa por evangélicos ??? Que mico ,espero que esses cantores etc.aprendam a ter mais malícia ,e não se venderem !!!!,e por tão pouco !!! aff.

    ResponderExcluir
  2. É o sujo falando mal lavado. Quê que evangélico tem que ficar olhando para BBB, sereia ou são jorge, com ceteza não são evangélicos mas sim uma massa de enganados, pela globo, record e estes pastores vendidos e assalariados pelo donos humanos.

    ResponderExcluir
  3. tanto globo como evangelicos é tudo propaganda enganosa para nos manter muito longe da verdade , realmente patetico . alem do mais esse site fala demais sobre evangelicos pro meu gosto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ja viu o nome do site inteligencia rara? mas é claro que fala de evangélico.

      Excluir

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.