quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O diabo ganha versão HQ de luxo


 
HQ Lúcifer ganha versão de luxo
Foto: Reprodução
Adotado pelas histórias em quadrinhos apesar da rejeição de entidades cristãs dos EUA, o diabo “baixou” nas bancas e livrarias brasileiras na forma de um álbum de luxo, com 164 páginas encadernadas que (enfim) condensam para os leitores brasileiros uma das publicações mais polêmicas da indústria americana de gibis da década passada. Desaconselhada para menores de 18 anos, “Lúcifer — O diabo à porta” (editora Panini) reúne pela primeira vez no Brasil, em edição para colecionadores, as aventuras terrenas do Senhor das Trevas, convertido em anti-herói de HQ por sugestão de Neil Gaiman, que fez dele um coadjuvante da série “Sandman”, da editora DC Comics.

“Lúcifer é alguém que vai aonde quer e compra brigas onde quer que elas estejam, pois geralmente ele sai delas como vencedor”, disse Carey à época em que publicou a minissérie “The Sandman presents: Lucifer: The Morningstar option” (1999), cujas três edições, desenhadas por Scott Hampton, abrem a edição brasileira. “O Lúcifer de Mike Carey é mais manipulador, charmoso e perigoso do que eu esperava”, diz Gaiman no prefácio para o álbum da Panini.Recém-lançada, a coletânea da Panini traz as histórias que celebrizaram o roteirista inglês Mike Carey (apadrinhado por Gaiman) e o puseram na mira de entidades religiosas. Em 2005, o gibi apareceu na lista de publicações que associações de pais ligados a escolas cristãs repudiavam, ao lado da minissérie “Chosen: o escolhido”, de Mark Millar, sobre um Jesus Cristo jovem.
Na primeira saga do quadrinho, “Alternativa Estrela da Manhã”, Lúcifer deixou o inferno, instalou-se em Los Angeles e abriu um piano-bar, onde toca clássicos do jazz para uma freguesia sedenta por vinhos octogenários. Na trama, ele é obrigado a fazer um favor aos céus que envolve ajudar uma adolescente de origem indígena a entender o que foi feito da alma de seu irmão. “Acho que a maior preocupação de ter um gibi estrelado pelo diabo (mesmo um diabo entediado, cansado, aposentado) era que isso pudesse levar alguém a botar fogo na sede da DC”, escreveu Gaiman.
Além de “Alternativa Estrela da Manhã”, a edição brasileira reúne a minissérie “Seis cartas sobre a mesa”, escrita por Carey e desenhada por Chris Weston, na qual Lúcifer esbarra com neonazistas em solo alemão ao acertar contas com uma entidade celeste refugiada numa livraria. Fecha o álbum a trama “Nascida com os mortos”, sobre uma adolescente morta, desenhada por Warren Pleece.FONTE: GLOBO.COM

NOTA: Há tempos que se propaga um falso princípio de que o mal é superior ao bem e sabemos que mesmo os produtos direcionados ao público infantil é criado por adultos. Todo enredo por mais fictício que possa parecer, possui uma inspiração, ou seja, é originário de algum conceito, ideologia, crença ou opinião, que busca alcançar e satisfazer a um tipo de público que se identifica com o produto e acostumar aos divergentes com suas idéias. Temos exposto neste blog desde longa data mensagens subliminares em desenhos animados, jogos e todo o tipo de entretenimento e vemos que um dos motivos pelo qual se trabalha ocultamente é o fato de que não é proveitoso a associação de um produto com coisas de imagem negativa ou depreciativa, haja visto que exploram   personagem de fadas, duendes, papai noel, harry potter, branca de neve,  o mundo mágico da disney, mágico de oz, turma da mônica, super mário bros e infinitos tipos de figuras e culturas que são inseridas direta ou indiretamente na formação seu público. Considerando o aspecto comercial, é óbvio que pesquisas são feitas antes de se lançar na mídia qualquer tipo de produto, e concluo que pra que este tipo de material venha a estar disponível é porque sabem que uma boa parte já o tem recebido com muita aceitação, ou seja, seus objetivos têm tido muito êxito, pois na própria página, foram postados alguns comentários a respeito da matéria que com autorização ou não colocarei na íntegra:

  • João Cesar Constantino 
    Que tal então proibir também o "Fausto", de Goethe? Estes fundamentalistas religiosos são praticamente semi-analfabetos! Criticam o que nem conhecem! Vivem de antolhos!
    há 6 horas
  • João Cesar Constantino 

    Uma porção de fundamentalistas religiososo otários estão aqui comentando algo que eles não leram e sequer conhecem! Este personagem foi muito bem ocnstrupido por Gaiman em Sandman. Pena que o Mike Carey está longe de ser um grande contador de histórias! Lúcifer Esterla-da-Manhã merece uma nova investida do selo Vertigo, com um roteirista (ou uma equipe deles) competente(s) e cirativo(s)!
    há 6 horas
  • Rafael Miranda 
    show
    há 8 horas

  • Paulo Lourenço dos Santos 
    Após a morte carnal o crente em JESUS viverá para sempre no Reino dos Céus, onde não existirá mais choro,tristeza,hospitais e cemitérios. Aqueles que seguem o diabo terão sofrimento eterno,procurarão a morte para se livrar do sofrimento,mas a morte fugirá deles. Apocalipse.
    há 11 horas

    • João Cesar Constantino 
      Esta historinha aí que vc reproduziu tá mal contada! Mas também, atpe hoje não se sabe quem a escreveu! Se foi o rei James ou se foi Shakespeare. Afinal, um dos dois traduziu a bíblida dos cristãos e , com certeza, inseriu bastante liberdade poética em textos escritos por homens que viveram centenas de anos antes.
      há 6 horas

  • Stu Lively 
    Parece ser interessante, vou comprar. Ainda mais se coloca o inimigo de deus (em minusculo mesmo) numa otica favoravel. deus e' o verme mais sanguinario, covarde e genocida de todas as estorias da carochinha (aka, biblia saNgrada), merece levar um pe' na bun.da.


  • Obs: Sarcasmo não é cultura, e se usarmos de seus próprios princípios pra definir essa baboseira, classificaria isso como incitação ao ódio.






    2 comentários:

    1. Interessante isso. Mais lenha na fogueira para atiçar mais intolerância entre cristãos e não-cristãos. Não vou entrar em detalhes aqui sobre o mérito ou não de crer nessa figura mitológica fruto de um erro de tradução do grego para o latim cometido por Jerônimo e se tornou o pior inimigo dos cristãos.

      Fernando se puder, dá uma verificada nessas informações aqui:
      http://seraquesomostolos.blogspot.com.br/2012/04/deuses-brasoes-e-suas-simbologias.html
      http://bloglaurabotelho.blogspot.com.br/2012/08/prenuncio-do-caos.html

      Não estou pedindo muita coisa, apenas analise e retende o que é bom.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amigo anônimo, já li a respeito dessa teoria a respeito do nome lúcifer e pra esclarecer um pouco sobre o assunto postarei um artigo do spirit tv que considero ser a explicação mais coerente a respeito disso. Espero que ajude ok? Abç.

        Excluir

    Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
    os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.