segunda-feira, 23 de abril de 2012

A interpretação esotérica de Pinóquio

Lançado em 1940, Pinóquio é um clássico da Disney que continua a ser apreciada por crianças e adultos em todo o mundo. Entanto, a telehistória deste marionete de madeira esconde uma alegoria espiritual baseado nos ensinamentos esotéricos, que raramente são discutidos. Nós olharemos as origens desta aventura animada e o seu significado subjacente.

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A primeira vez que assisti Pinóquio como uma criança em uma fita VHS mal gravada, com meu irmãozinho, enquanto comia pipoca. Gostei das melodias cativantes e do Grilo Falante. Fiquei, no entanto, ficamos aterrorizados com o cocheiro e eu não gostava muito da parte debaixo d'água. Isso era muito bonito, o que eu me lembrei deste clássico da Disney até recentemente. Em uma noite de domingo preguiçoso, me deparei com a "remasterização digital"do filme na TV e eu fui assisti-lo para relembrar os '' velhos tempos". O que era supostamente ser uma divertida viagem ao passado se tornou uma revelação chocante: Pinóquio foi um dos filmes mais profundos que eu já assisti. Poderia ser uma grande alegoria sobre a espiritualidade e da sociedade moderna? Eu detectei indícios de iniciação nos mistérios ocultos? Eu imediatamente comecei a pesquisar as origens de Pinóquio e todas as minhas teorias foram abundantemente confirmadas.

Quantas pessoas já não vi este filme? Por outro lado, quantas pessoas estão cientes do verdadeiro significado subliminar de Pinóquio? Por trás da história da marionete tentando se tornar um bom menino é uma história profundamente espiritual que tem suas raízes nas escolas Mistériosas do ocultismo. Através dos olhos de um iníciado, a história das crianças sobre o "serem bons" , cheio de lições sobre "não mentir" , torna-se uma busca do homem para a sabedoria e iluminação espiritual. Os comentários brutalmente honesto e sociais do Pinóquio mostram uma visão sombria do nosso mundo moderno e prescreve, talvez, uma maneira de escapar de suas armadilhas. Através de uma viagem à fundo no autor e às referências literárias, pode-se compreender o significado oculto e gnóstico do Pinóquio.

                      Origens de Pinóquio

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                           Carlo Lorenzini ou Carlo Collodi
Pinocchio foi originalmente escrita por Carlo Lorenzini (conhecido por seu pseudônimo, Carlo Collodi) entre 1881 e 1883 na Itália. Lorenzini começou sua carreira escrevendo nos jornais(Il Lampione e IlFanfulla), onde muitas vezes usou a sátira para expressar suas opiniões políticas. Em 1875, ele entrou no mundo da literatura infantil e usou essa saída para transmitir suas convicções políticas. A série Giannettino, por exemplo, muitas vezes referiu-se à unificação da Itália.
 "Lorenzini ficou fascinado com a idéia de usar um amável personagem malandro como um meio de expressar suas próprias convicções através da alegoria. Em 1880 ele começou a escrever Storia di un burattino ( "A história de uma marionete"), também chamado Le avventure di Pinocchio, que foi publicado semanalmente no Il Giornale dei Bambini (o primeiro jornal italiano para crianças). "
-Source

Le avventure di Pinocchio, um conto de fadas que descreve as aventuras de um boneco de madeira obstinado em sua busca para se tornar um menino de verdade, foi publicado em 1883

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O trabalho de Lorenzini não foi apenas político. Seus escritos, especialmente Le avventure di Pinocchio, continham uma grande quantidade de aspectos metafísicos, que são frequentemente ignorados pelos leitores modernos. Um fato importante necessários para compreender completamente a profundidade do trabalho Lorenzini é que ele era um maçom ativo. Em um ensaio chamado Pinóquio, Mio Fratello (Pinocchio, meuirmão), maçom italiano Giovanni Malevolti descreve o contexto maçônico de Lorenzini:
 "Carlo
Collodi teve  iniciação na Maçonaria, mesmo se não pode ser encontrado em
todos os registros oficiais, é universalmente reconhecido e muitas
vezes referido. Aldo Mola, um não-maçom, que é geralmente definido como
um historiador oficial da Maçonaria, expressou com certeza , o grande
início do escritor na família maçônica. Acontecimentos na vida de
Collodi parecem confirmar esta tese: a criação em 1848 de um documento
chamado "Il Lampione" (The Beacon), que, como afirma Lorenzini,
"iluminado todos os que estavam oscilando na escuridão", ele também se
considerava discípulo de um "apaixonado de Mazzini" (um proeminente
maçom italiano e revolucionário). "

Collodi também podem ser encontradas neste documento publicado pela Grande Loja de toda a Inglaterra, com anúncio de maçons famosos.

Malevolti continua:
 "Há
duas maneiras de ler" As Aventuras de Pinóquio ". O primeiro é o que eu
chamaria de "profana", onde o leitor, muito provavelmente, uma criança
aprende sobre os percalços do boneco de madeira. A segunda é uma
leitura a partir de um ponto de vista maçônico, onde o simbolismo
pesados serão completos, sem substituir, a narração simples e literária de
eventos ".

Lorenzini escreveu Pinóquio após a longa tradução de textos místicos: uma história narrativa simples que pode ser apreciado pelas massas, com um sentido oculto reservado aos "sábios".

Análise do Filme
Existem muitas diferenças entre o livro Collodi e do filme da Disney. O enredo foi simplificado e Pinóquio se tornou um inocente personagem e não é o desajustado, teimoso e ingrato, do livro original. Todos os elementos são fundamentais no entanto, ainda presentes na adaptação do filme ea mensagem subjacente permanece intocado. (Ouvi dizer que você pode assistir o filme inteiro aquiAssista Pinóquio, mas não tenho certeza).

A Criação
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O filme começa com Gepeto, um escultor italiano, transformando um pedaço de madeira em um boneco. Ele dá o boneco caracteríscas de homem, mas continua a ser um boneco sem vida. Gepeto é, de certa forma, o Demiurgo de Platão e dos gnósticos. A palavra "Demiurgo" é traduzido literalmente do grego para o "fabricante, artesão ou artífice." Em termos filosóficos, o Demiurgo é o "deus menor" do mundo físico , a entidade que cria seres imperfeitos que são mandados para as armadilhas da vida material. A casa Gepeto está cheia de relógios do seu ofício, que, como você deve saber, são usados para medir o tempo, uma das grandes limitações do plano físico.
 
 "Fora
do pleroma foi individualizado o Demiurgo, o mortal imortal, a quem nós
somos responsáveis por nossa existência física e ao sofrimento que
devemos percorrer em conexão com ela"
Manly P. Hall, ensinos secretos de todas as eras

Gepeto criou uma ótima aparência à marionete, mas ele percebe que precisa da ajuda do "Grande Deus" para dar Pinóquio a centelha divina necessária para se tornar um menino "real" ou, em termos esotéricos, um homem iluminado. Então, o que ele faz? Ele "deseja a uma estrela". Ele pede ao Grande Deus (Grande Arquiteto dos maçons) para infundir Pinóquio com algo da sua essência divina.

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                  Poderia ser a estrela Sirius, a Estrela Flamejante da Maçonaria?
A "Fada Azul",a representante do Grande Deus, em seguida, desce à terra para dar Pinocchio uma fagulha da Mente Universal, o nous "dos gnósticos''.

 
"Foi
afirmado pelos cristãos gnósticos, que a redenção da humanidade foi
assegurada através da descida do Nous (Mente Universal), que foi um
grande ser espiritual superior ao Demiurgo e que, entrando na
constituição do homem, conferiu a imortalidade consciente sobre as
fabricações de Demiurgo ".

- Idem.


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A Fada confere a Pinóquio o dom da vida e o livre-arbítrio. Embora ele esteja vivo,porém, ele não é ainda um menino de verdade ". Nas Escolas de Mistério ensinam que a vida real só se inicia após a iluminação. Antes de tudo isto não é nada, mas lenta decadência. Quando Pinóquio pergunta:"Eu sou um menino de verdade?", As respostas de Fadas"Não, Pinóquio. Prove-se corajoso, verdadeira e altruísta e um dia você será um menino de verdade".

 Este
tema de auto-confiança e do auto-aperfeiçoamento, é de forte inspiração
gnóstica.
 Os ensinamentos maçônicosdizem : a salvação espiritual é algo que tem
de ser merecida através da auto-disciplina, auto-conhecimento e força
de vontade intensa. Maçons simbolizam este processo com a alegoria do
Rough e do Ashlar Perfeito.

 "Na
Maçonaria especulativa, uma pedra bruta é uma alegoria para o maçom não
iniciados antes da sua iluminação descobrindo. Ashlar A Perfect é uma
alegoria de um maçom que, através da educação maçônica, trabalha para
conseguir uma vida decentes e diligentemente se esforça para obter a
iluminação. No Grau Companheiro, vemos o uso do Rough e silhares
Perfeito. A lição a ser aprendida é que, por meio da educação e da
aquisição de conhecimentos, um homem melhora o estado de seu ser
espiritual e moral. Como o homem, cada pedra bruta começa como uma
pedra imperfeita. Com a educação, a cultura eo amor fraternal, o homem
é moldado em um ser que tenha sido julgado pelo quadrado da virtude e
circundadas pelo compasso de seus limites, dado a nós por nosso Criador
".
- Loja Maçônica da Educação, da Fonte

Da mesma forma que os maçons representam o processo de iluminação, pela transformação de uma pedra bruta em uma suave, Pinocchio começa sua jornada como um pedaço de madeira bruta e procurará suavizar suas bordas para finalmente se tornar um menino de verdade. Nada, no entanto, foi entregue a ele. Um processo alquímico interior precisa acontecer para que ele fosse digno de iluminação. Ele tem que atravessar a vida, a sua luta contra as tentações, e, usando a sua consciência (encarnado pelo Grilo Falante), ele tem de encontrar o caminho certo. O primeiro passo é ir para a escola (simbolizando o conhecimento). Depois disso, as tentações da vida rapidamente cruzam o caminho de Pinóquio.

A tentação da fama e fortuna

Em seu caminho para a escola, Pinóquio é interrompido por Foulfellow , a raposa (não um nome muito confiável) e Gideão, o gato que atraí-lo para o caminho fácil "para o sucesso": O show business. Apesar das advertências de sua consciência, a marionete segue os personagens obscuros e é vendido a Stromboli, o promotor beligerante do show de marionetes.

Durante sua performance, Pinóquio familiarizar-se com os lados do caminho "fácil": fama, fortuna e até bonecos de mulheres ''quentes'', sensuais.

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Pinocchio, porém, aprende rapidamente,os grandes custos deste aparente sucesso: ele não pode voltar a ver seu pai (o Criador), o dinheiro que ele gera só é usado para enriquecer o Stromboli, seu treinador ", e ele vê o destino que o espera quando ele envelhece.

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é Uma descrição mais triste do show business, não é? Ele é basicamente nada mais do que ... um fantoche. Depois de ver a verdadeira natureza do caminho "fácil", Pinocchio descobre o triste estado em que ele está, Ele é enjaulado, como um animal e esta à mercê de um titereiro cruel. Ele foi enganado em vender sua alma.

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Pinóquio então ganha de volta sua consciência (Grilo Falante) e tenta escapar. Toda a consciência do bem no mundo não pode, no entanto salvá-lo, Cricket não pode abrir a fechadura. Nada menos do que uma intervenção divina é necessária para salvá-lo, mas não antes que ele seja verdadeiro para a Fada (mensageiro divino) e,o mais importante, para si mesmo.


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As Tentações

De volta no caminho certo, Pinóquio é interrompido novamente por Foulfellow, a Raposa, que vai atrai-lo para ir a "Pleasure Island", um lugar sem escola (conhecimento) e as leis (moral). As crianças podem comer, beber, fumar, combater e destruir a vontade, tudo sob o olhar atento do cocheiro.

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Pleasure Island é uma metáfora para a vida do "profano",que caracteriza-se por ignorância do conhecimento maçônico, a busca da gratificação imediata, e a satisfação de baixos impulsos. O cocheiro incentiva esse comportamento, sabendo que é um método perfeito para criar escravos. Os rapazes que se entregam o suficiente ,se transformar em burros , então, explorados pela Coachman para trabalhar em uma mina. Outra representação bastante negativo, desta vez das massas ignorantes.Esta é a visão dos Iluminatis, a visão que eles tem daqueles que não fazem parte do seu conhecimento esotérico.

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Pinóquio ele começa a se transformar em um burro. Em termos esotéricos que está mais perto de seu eu material, personificado por este animal teimoso, que é seu eu espiritual. Esta parte da história é uma referência literária para Apuleio, a "Metamorfoses ou Asno de Ouro'', um trabalho clássico estudado em escolas de misticas, como a Maçonaria .

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As Metamorfoses descreve as aventuras de Lúcio, que é tentado pelas maravilhas da magia, por causa de sua loucura, transforma-se em um burro. Isto leva a uma longa e árdua jornada onde ele finalmente é salvo por Ísis e junta-se o seu culto místico. A história das metamorfoses tem muitas semelhanças com o Pinóquio por sua linha de história, a sua alegoria espiritual e seu tema de iniciação ocultista.
Pinóquio, uma vez que ele recuperou a consciência, escapou da prisão da vida profana e fugiu de Pleasure Island.

A Iniciação

Pinóquio volta para casa para se unir com seu pai, mas a casa está vazia. Ele descobre que Gepeto foi engolido por uma baleia gigante. O boneco, em seguida, salta na água e foi, tambem, engolido pela baleia, a fim de encontrar o seu Criador. Esta é a sua iniciação final, onde ele tem para fugir da escuridão da ignorância da vida (simbolizada pelo ventre da baleia gigante) e o ganho de luz espiritual.

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Mais uma vez, Carlo Collodi foi fortemente inspirado por uma história clássica de iniciação espiritual: o Livro deJonas. Encontrado no Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, Jonas e a Baleia também é lido nas escolas místicas.

 "Jonas
é também o personagem central no livro de Jonas. Ordenados por Deus
para ir para a cidade de Nínive profetizar contra ela "pois a sua
maldade subiu até mim" ,Jonas procura em vez disso , fugir "da presença do
Senhor", indo para Jaffa e numa vela, navegou para Társis. Uma enorme tempestade se
levanta e os marinheiros, percebendo esta não é uma tempestade comum,jogam
sortes e aprendem que Jonas é o culpado. Jonas admite isso e afirma que,
se ele é jogado ao mar, a tempestade vai cessar. Os marinheiros tentam levar o navio para a costa, mas o  jogam ao
mar, a  ponto o mar acalmar. Jonas é milagrosamente salvo ao ser
engolido por um peixe grande, especialmente preparado por Deus, onde
passou três dias e três noites (Jonas 1:17). No capítulo dois, dentro  do grande peixe, Jonas reza a Deus na sua aflição e se compromete a
ação de graças e de pagar o que ele prometeu. Deus ordena o peixe para
vomitar Jonas para fora. "
Fonte:WIKIPÉDIA



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Jonas depois de sua'' iniciação'' espiritual
Manly P. Hall, explica aqui o significado oculto do Jonas e a Baleia.

 "Quando
usado como um símbolo do mal, o peixe representava a Terra (homem
inferior da natureza) e da tumba (túmulo dos mistérios). Assim foi
Jonas três dias no ventre do peixe "grande", como Cristo foi de três
dias no túmulo. Vários pais da igreja primitiva acreditava que a baleia
", que engoliu Jonas era o símbolo de Deus Pai, que, quando o profeta
infeliz foi lançada ao mar, aceito Jonas em sua própria natureza, até
um lugar de segurança foi alcançado. A história de Jonas é realmente
uma lenda da iniciação nos mistérios, e os peixes "grandes" representa
a escuridão da ignorância que engolfa o homem quando ele é jogado para
o lado do navio (nasce) no mar (vida) ".
FONTE:- Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages

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Jonas emerge de dentro da baleia com a palavra de Deus

Pinocchio atravessou as dificuldades da iníciação e saiu da escuridão da ignorância. Ele emerge da tumba, ressuscitou, como Jesus Cristo. Ele agora é um menino "real", um homem iluminado, que rompeu os grilhões da vida material para abraçar o seu Eu superior. O Grilo Falante recebe um crachá de ouro maciço da fada, o que representa o sucesso do processo alquímico de transformação a consciência de Pinóquio, de um metal bruto em ouro. O "Grande Trabalho" foi sido realizado. O que resta fazer? Um grupo de acordeãos loucos, é claro!
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Conclusão

Visto através dos olhos de um iníciado, a história de Pinóquio, em vez de ser uma série de aventuras aleatórias infantis, na verdade, torna-se uma alegoria espiritual profundamente simbólica. Detalhes no filme ,que são, aparentemente insignificantes, de repente revelam uma verdade esotérica, ou pelo menos um comentário brutalmente honesto e social. Inspirado em clássicos da metafísica, como As Metamorfoses e Jonas e a Baleia, autor da história, Carlo Collodi, escreveu um conto moderno de iníciação mística, que é o aspecto mais importante da vida maçônica. Embora a fidelidade de Walt Disney ,à Maçonaria sempre fora controvertida, a escolha desta história como o segundo filme de animação já criados pelo estúdio é muito reveladora. Muitos detalhes simbólicos acrescentado para o filme, manifestam um grande entendimento, do significado oculto subjacente do livro de Collodi. Considerando as inúmeras re-edições de Pinóquio e seu mundo, um verdadeiro sucesso mundial pode-se dizer que o mundo inteiro foi testemunha de seu caminho para a iluminação, mas muito poucos plenamente compreenderama verdade por detrás da história.

Quando colocado em comparação com outros outros artigos neste site, que revelam significados bastante sinistros, a história de Pinóquio é um exemplo do lado mais nobre dos ensinamentos ocultistas. Esforçam por atingir um nível mais elevado de espiritualidade através do auto-aperfeiçoamento, que é um tema universal, encontrado na maioria das religiões. Pinóquio continua a ser tipicamente maçônico e revela o fundo filosófico dos que estão no controle dos meios de comunicação de massa.

2 comentários:

  1. Sempre um maçom por trás de livros famosos

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  2. Parabéns pela matéria e que Deus continue abençoando vcs para que sempre continuem nessa caminhada mostrando as verdades ocultas pelos donos do mundo.

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