segunda-feira, 5 de março de 2012

Os clichês em cartazes de filmes

 

 Os cartazes de filmes que seguem uma mesma tendência - na predominância de produções norte-americanas. Um estudo curioso e interessantíssimo. O bizarro são os olhos, que na opinião do Apocalink, são propagandas do olho de Hórus  illuminati.



E possível analisar melhor os padrões seguidos nas composições quando dispostas lado a lado. Veja:



DE COSTAS
  • Em 100% dos casos trata-se de um filme de ação. Em 98%, o protagonista ostenta uma arma.



FRASES DE EFEITO OU SLOGANS NO ROSTO
  • Closes do(s) protagonista(s) associados a uma tipografia específica denunciam o gênero do filme. Arte geralmente usada numa primeira divulgação, em teasers pôsteres.



ALGUÉM NA PRAIA COM CABEÇAS GRANDES NO HORIZONTE
  • Os dramas adoram colocar atores minúsculos de corpo inteiro na praia e o rosto do(s) protagonista(s) enorme envolto nas nuvens.  Em 90% dos casos, o roteiro fala de morte.



COSTAS COM COSTAS
  • Em 100% dos casos é utilizado em comédias e seus diversos sub-gêneros. O objetivo da pose é passar o falso-antagonismo característico dos buddy movies.



DE PERNAS ABERTAS
  • Ao contrário do que possa parecer, as mulheres não estão no comando da ação. Na maioria dos casos, tratam-se de comédia adolescentes com apelo sexual.



PROTAGONISTAS NA CAMA
  • Arte favorita das comédias românticas.



OLHO GIGANTE(OLHO DE HÓRUS ILLUMINATI)
  • Em grande parte dos casos esta arte é usada para filmes de horror.



AZUL DA TRANQUILIDADE
  • Usar imagens do planeta em diversos tons de azul e animais livres são regras. Se o designer decidir usar outra paleta de cores corre o risco de perder o emprego.



AÇÃO
  • Heróis em preto e branco ou sem saturação e as chamas bem vivas.



É FUGIR OU MORRER
  • Aparentemente os heróis gostam de correr sobre o mesmo fundo de cor azul. O objetivo é passar a ideia de um roteiro “movimentado”, um jogo de gato e rato.



ROSTO COMPOSTO
  • Construindo rostos com elementos do filme.



VESTIDO VERMELHO
  • A maioria dos casos são filmes de comedia romântica.



OLHOS VENDADOS
  • Os olhos do protagonista são cobertos com o título ou trechos do longa. Arte utilizada em 98% dos casos para filmes de suspense.

3 comentários:

  1. Interessante sua análise. Faz todo sentido.

    Lembrei de algo que pode ter alguma coisa a ver:

    No filme Matrix, quando o Neo está fazendo um teste pra treinar as habilidades dele antes de ir para Matrix, aparece uma mulher de vestido vermelho que distrai ele e ele se dá mal. Pela quantidade de filmes onde aparece na capa vestido vermelho, o filme Matrix poderia estar se referindo a eles, como algo chamativo que te distrai e na sua distração, algo de ruim acontece com você.

    >>>>A mente de Neo estava conectada ao programa do cara (que simulava Matrix), o que me leva a crer, que o "algo de ruim" é direcionado a mente da pessoa que está assistindo esse tipo de filme...

    ResponderExcluir
  2. Apocalink, uma coisa que reparei esses dias, durante a vinheta de abertura da novela fina estampa, aparecem mulheres de vestido vermelho.
    Lembro de ter comentado aqui uma vez sobre a inversão de valores que estavam fazendo através dessa novela (há muitas outras coisas que passam despercebidas do público).

    [off]A Açembreia de Zeus se manifestou em defesa da Nova Ordem Mundial.
    Veja neste link: http://www.libertar.in/2012/03/babilonia-assembleia-de-deus-sai-em.html

    ResponderExcluir
  3. Voltando aqui pra contribuir com mais coisas que percebi olhando na net.

    Enquanto olhava um site de downloads de filmes e seriados, me deparei com essa capa (http://4.bp.blogspot.com/-lzRdLZcU_Ko/T1hC8EeZLkI/AAAAAAAAIlc/SUncPcU13O8/s400/o-babaca-the-sitter.baixedetudo.net.jpg) de um filme. Aí lembrei que sua postagem havia várias capas como essa de pernas femininas abertas.

    Vou ser sincero: antes não tinha reparado, mas agora percebi o que há por trás dessas capas. Em todas elas, as pernas formam um triângulo com a base da capa (provavelmente uma referência ao topo da piramide iluminada).

    Vou aproveitar e te deixar uma sugestão: Procure também descobrir a data de lançamento desses filmes. Pode haver alguma relação. A data de lançamento que tá na capa que deixei o link é 5 de janeiro de 2012 (5+1+12=9 e 5+1+2+0+1+2=11). Muita coincidência a soma dos números dar 9 e 11 não acha? ;)

    ResponderExcluir

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.