terça-feira, 27 de março de 2012

O Guia moderno sobre anjos caídos e demônios: Quem é Satanás? (Capítulo 1)



Na história do Universo nunca houve – nem haverá – traição maior. A criatura que representava a mais magnificente obra de seu Criador ressentiu-se de que sua glória era apenas emprestada, de que o papel que lhe estava destinado era o de tão somente refletir a infinita majestade do Deus que lhe deu o fôlego da vida. Dessa maneira, nasceu no coração de Lúcifer – e, em última análise, no recém-criado universo moral – o desprezível impulso da rebelião. Esse impulso originou a insurreição angélica que foi a mais terrível sedição na história em todos os tempos.

Satanás foi criado como um anjo bom no primeiro dia da criação, juntamente com todos os outros anjos. A humanidade foi criada no sexto dia , e a queda da humanidade aconteceu algum tempo depois do dia 7.
Satanás era de alguma forma a serpente que seduziu e enganou Eva. Sei que Satanás foi o cérebro, a serpente foi usada na sedução. Eu não sei exatamente como isso funcionou. Mas que Satanás é a serpente está confirmado em:

Apocalipse 12:9 "E o grande dragão foi precipitado, a antiga serpente que se chama diabo e Satanás , que engana todo o mundo,. ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele "

Gen.3:1-5 "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.Gênesis 3:1-5."

Após a serpente enganou Eva, e ela e Adão comeram, em seguida, a serpente foi amaldiçoada e a serpente ficou inimiga da semente de Eva.
Gen.3- 14,15: "Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.Gênesis 3:14-15; "

Isto se refere ao fato de que os seres humanos e as cobras( os animais de maneira geral)tiveram inimizade entre eles desde então por causa da ferocidade que adquiriram. Espiritualmente, Satanás e sua semente são  inimigos de Deus e do povo de Deus, e eventual derrota de Satanás por Jesus Cristo foi profetizada:
Gen 15-16 "E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

O significado disso em algumas passagens  das escrituras:
João 8:42-44 "Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. "
Um significado é que quando os seres humanos rejeitam a Jesus, eles não são filhos de Deus, mas filhos de Satanás, espiritualmente.
Como Jesus também disse em Mateus 12:30 "Quem não é comigo é contra mim, e quem não ajunta comigo espalha ". Outro versículo relevante é:
Apoc. 12:13, 17 "E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. ... Então o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao o resto de seus filhos, que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus ".
Outra maneira de olhar para isto é que a igreja é formada pelos filhos de Deus. Eva, Sara, a nação de Israel, Maria, são mulheres que prefiguram a igreja , e seus filhos são os cristãos, todos os cristãos desde o tempo de Jesus até agora, e verdadeiros filhos de Abraão dos tempos do Velho Testamento, que foram declaradas justificados pela sua fé. Trata-se de toda a descendência espiritual da mulher. A semente da serpente é alguém que é espiritualmente mal, tanto anjos caídos ou seres humanos pecaminosos. Esta profecia trata da batalha espiritual entre o bem e o mal, e como, eventualmente, Jesus Cristo viria a triunfar sobre o líder espiritual dos que estão do lado do mal, Satanás.
História completa de Satanás está resumida nestas partes proféticas das Escrituras: Ezequiel 28, Isaías 14 e Apocalipse 12 e 20. Vamos olhar para essas partes tentando paralelo seu conteúdo, para obter uma idéia geral de que Satanás é.
Ezequiel 28:11-15 "Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. " 

O Rei de Tiro, aqui se refere ao governante espiritual de Tiro, no momento, que é figurativo de Satanás. No primeiro dia Satanás recebeu roupas especiais feitas de pedras preciosas, e depois foi colocado no Éden. Isso significa que quando Deus "criou os céus" no primeiro dia, Satanás foi criado e nesse primeiro dia, ele recebeu roupas especiais, carregados de jóias e pedras preciosas. Mais tarde, depois que Deus fez o Éden, no sexto dia , Satanás estava no Éden. Satanás era naquele tempo a "perfeição da sabedoria". O que isso significa? Salmo 111:10 diz "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria ...". E assim podemos saber que logo no início Satanás temia a Deus, porque Satanás tinha sabedoria. Isto é, provavelmente porque de alguma forma Satanás usou uma serpente para trabalhar com e através dela, no Éden, para que pudesse partilhar grande parte da culpa da tentação. Satanás é conhecido por usar outras ferramentas como meios tentadores para o pecado. Ele usa este mesmo padrão(a história se repete).  Satanás coloca em torno de si aqueles que receberão a culpa total para qualquer coisa errada, como quando cedemos as tentações para o pecado, para que a culpa seja colocada sobre eles. Satanás é descrito várias vezes como o "acusador" e essa descrição dele se encaixa no padrão de todas as tentações ou influencias para o pecado exercidas por ele, e depois acusa aos que fizerem sua escolha por livre e espontânea vontade pelo pecado.

Satanás foi ordenado e ungido como o guardião poderoso angelical. O que significa isso? Uma possivel explicação é que Satanás era o querubim mencionado em:
Gen 3:24, "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."

Vamos discutir uma teoria?
Este é o único "guardião poderoso angelical" ordenado e ungido, que é mencionado na referênciaca bíblià na época do Éden. Em geral, tem o objetivo de manter as pessoas longe da Árvore da Vida(Jesus Cristo) e, assim, a imortalidade resultou em um foco sobre a morte, bem como autoridade sobre aqueles que irão morrer. Satanás é o anjo da morte, de modo que ele é o anjo responsável por manter as pessoas  longe da árvore da vida. E o que é a morte afinal, não seria o resultado eventual de não ser capaz de sustentar a vida?
Isso pode parecer um pouco estranho que, depois de enganar Adão e Eva a cairem em pecado, Deus pemitiu a  Satanás a ser o único a mantê-los longe da Árvore da Vida, ou ele ganhou este direito cedido pela rebelião humana? Mas o que tem que ser mantido em mente é que Satanás não forçou Adão e Eva a pecarem, mas ele tentou-os a pecaram de livre e espontânea vontade. Além disso, a cobra estava de alguma forma sendo usada por Satanás nesta tentação, e foi punida a ter que rastejar sobre o ventre, recebendo algumas partes da punição. Foi profetizado que satanás iria ser derrotado pela semente da mulher, Jesus Cristo, mas a cobra parecia ser um bode expiatório para a punição mais imediata.  Deus tem um padrão mostrado em toda a Bíblia de em relação aos aos  desejos pecaminosos.
Rom 1:28 "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;"
2 Ts 2:10-11 ''E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;''
Juízes 10:13-14  Contudo vós me deixastes, e servistes a outros deuses: por que eu não vos livrarei mais. Ide e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos no tempo da vossa angústia.
Outro grande exemplo é em 1 Sam 8, onde as pessoas insistiam em ter um rei sobre Israel, rejeitando Deus, e que eles foram avisados ​​por Deus, que um Rei iria dominá-las, quando o povo insistiu, Deus permitiu a eles ter um rei.
Assim como Satanás tem uma meta de matar as pessoas, e um interesse em mantê-las longe árvores de Deus(Jesus Cristo),  Satanás é livre para buscar seu objetivo. Tipo como: "Ah, então você quer ser o cara da árvore da morte? Ok? "
Mas aqui está o argumento: se as pessoas tivessem comido da árvore da vida, enquanto em um estado de pecaminoso, essas pessoas tornariam-se seres imortais malignos espiritualmente, seríamos semelhantes aos anjos caídos. A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal provocou uma morte espiritual que acabou resultando em uma morte física.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.Colossenses 2:15

E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o [seu] propósito. Rom 8:28

Satanás ainda era capaz de aparecer diante de Deus no céu.
"Houve um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles."
Jó 1:6
"Mais uma vez houve um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. E disse o Senhor a Satanás: "De onde você vem?" Satan respondeu ao SENHOR e disse: "Indo para lá e para cá na terra, e de andar para trás e para frente sobre ela." Jó 2:1-2
 Há talvez é um outro exemplo datado de cerca de 520 aC que mostra Satanás ainda está sendo permitido acesso no céu:
"Cale-se, toda a carne, diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada. E ele mostrou-me Josué, o sumo sacerdote em pé diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita para se lhe opor. E disse o Senhor a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás; mesmo o Senhor que escolheu Jerusalém, te repreenda: não é este um tição tirado do fogo? "
Zacarias 2:13, 3:1-2
  Satanás  tecnicamente cometeu pecado do orgulho, pessoalmente cometeu uma ação de desobediência direta a Deus:
Ezequiel 28:16-17 "Pela multidão das tuas mercadorias encheram o teu interior de violência, e pecaste ; por isso te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó  querubim, do meio das pedras afogueadas. Teu coração se elevou por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; te lancei ao chão, vou colocar-te diante de reis, para que vejam a ti ".
O relato deixa claro que o orgulho fez com que Lúcifer caísse numa terrível armadilha (Is 14.13-14; Ez 28.17; cf. 1 Tm 3.6), mas nada explica como tal orgulho de perdição pode surgir no coração de uma criatura de Deus não caída e perfeita.
No entanto, não há mistério quanto ao fato de que Satanás é, totalmente e com justiça, responsável pelo seu crime. Ezequiel 28.15 afirma explicitamente que Lúcifer era perfeito desde o dia em que foi criado, “até que se achou iniqüidade em ti”. A culpabilidade moral é dele, e apenas dele. Na verdade, em toda sua extensão, a Bíblia afirma que Deus governa soberanamente o universo moral e controla todas as coisas – inclusive a maldade de homens e anjos – para que correspondam aos seus perfeitos propósitos. Mas ela também ensina que Deus não deve e não será responsabilizado por essa maldade, em qualquer sentido.
Esta profecia indica que Satanás pecou devido à "multidão de mercadoria" que ele tinha, e que logo após Satanás pecar, ​​ele foi expulso do céu "a montanha de Deus" e para a terra, juntamente com os outros rebeldes.
Se Satanás tentou Jesus a adorá-lo, imagina a gente?
 "E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.Lucas 4:5-8" 

 Deus expulsou Satanás do céu permanentemente.  Houve a primeira guerra cósmica a Guerra nos céus. Isso é detalhado em Apocalipse 12.
"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:1-9

 A profecia fala de Satanás  expulso para a Terra depois da guerra no céu. Ele também aborda como Satanás perseguiu o povo de Deus em fúria. Fala que há muita alegria quando Satanás perde seu poder, e é humilhado ao ser preso por 1000 anos no abismo, e a terra estará em paz .


Entretanto, aqui temos algumas dificuldades exegéticas. a menção da rebelião de Lúcifer aparece abruptamente num contexto que não trata, especificamente, de Satanás. Esse fato levou muitos estudiosos da Bíblia a rejeitar a idéia de que as passagens se referem a uma rebelião luciferiana e a insistir que elas focalizam exclusivamente os governantes humanos das nações pagãs às quais são dirigidas.
Apesar disso, é preferível entender que Isaías e Ezequiel propositalmente queriam levar os leitores para além dos crimes de reis humanos, guiando-os até a percepção do grande arquétipo do mal e da rebelião, o próprio Satanás. Essas passagens incluem descrições que, mesmo levando em conta a inclinação ao exagero por parte de governantes da Antiguidade, não poderiam ser atribuídas a qualquer ser humano. O emprego da primeira pessoa do singular (por exemplo: “Eu subirei...”; “exaltarei o meu trono...”; “me assentarei...”) em Isaías 14.13-14 refletiria um nível de ostentação indicativo de insanidade, caso fosse proferido por um mero ser humano, mesmo em se tratando de um dos monarcas pagãos babilônicos, que a si mesmos divinizavam. E qual rei de Tiro poderia ser descrito como “cheio de sabedoria e formosura... Perfeito... nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado...” (Ez 28.12,15)?

''Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada! Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores.Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando. Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar. O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?''Isaías 14:4-17
Esta referência a Satanás pode ser lida em paralelo como está em Apocalipse 12, "Como caíste do céu ... foste cortado por terra". A parte que diz: "Aquele que feria os povos com furor, com golpes incessantes, ele que dominava as nações com raiva", paralelo Ap 12 novamente:
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.Apocalipse 12:10-17
Satanás passará preso 1000 anos no Abismo, durante o reino milenar de Jesus, É nessa época que "toda a terra está em repouso, e  tranquilo" . A passagem paralela esta é Apocalipse 20:1-4
"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.Apocalipse 20:1-4''
Satanás é lançado e encarcerado no "abismo" de 1000 anos, um lugar que também é chamado de "poço". Isto é seguido pela liberação breve Satanás, e então Satanás será permanentemente lançados no lago de fogo.
"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.Apocalipse 20:7-10 " 
Esta versão, em seguida, lançando no lago de fogo de Satanás, pode ser comparada ao  resto do capítulo 28 de Ezequiel, falando do destino final  de Satanás:
Ezequiel 28:18-19 "Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá."
E assim , em poucas palavras, é a história de Satanás , passado, presente e futuro. Hoje, Jesus Cristo já triunfou sobre a morte e o poder de Satanás.
''E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.Hebreus 2:14-15''
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.Apocalipse 1:18
Mas é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual destruiu a morte, e trouxe vida e imortalidade à luz através do evangelho  2 Tm 1:10

Finalmente, por causa de sua rebelião, Satanás tornou-se o arquiinimigo de Deus e de tudo o que é divino. Sua queda – bem como a dos espíritos que se uniram a ele – é irreversível; não há esperança de redenção. Satanás foi privado da comunhão com o Deus santo de forma final e irrecuperável. Para ser exato, Satanás ainda tem acesso à sala judicial do trono do Universo por causa de seu papel de acusador dos irmãos, papel este que lhe foi designado divinamente (Jó 1 e 2; Zc 3; Lc 22.31; Ap 12.10). Tal acesso, no entanto, é destituído da comunhão com Deus ou da Sua aceitação. Devido à sua traição, que foi a mais terrível na história do cosmo, Satanás e seus anjos somente podem esperar a condenação e a punição eternas (Mt 25.41)
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada vos fará dano algum.  Lucas 10:19

12 comentários:

  1. Para Satanás ser um rebelde, Deus deve ter dado alguma ordem que não foi obedecida, pois o fato de ser igual a Deus faz parte dos ensinamentos de Jesus, como está em Mateus 5:48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Satanás queria ser igual a Deus e por isso ele foi iniquo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser ''como'' o Pai não é ''ser''ou se fazer igual ao Pai,nunca a criatura pode ser ou se fazer igual ao criador logo é criatura foi criada inspirada pelo criador só então passou a ser criada,por isso jamais poderá se fazer ou querer a glória do Criador.Quando uma criança diz querer ser como o pai é porque quer fazer-se espelho do modelo de seu pai,isso é tão simples,mais parece que até isso distorcem e ainda creem em seus próprios textos fora de contexto distorcidos.

      Excluir
    2. Lembre-se que Jesus disse que tudo é possível aquele que crê. Tudo é tudo ou será que tudo não é tudo? É preciso orar pra saber o significado da palavra tudo?

      Excluir
    3. Amigo analista Man,Satanás não quis ser igual á Deus em princípios morais,em virtudes ,em justiça e em misericórdia;mas quis ser igual em relação á soberania ,autoridade,á estar assentado num trono acima das estrelas e acima do altíssimo e ser semelhante á Deus regendo ''as estrelas''(seres criados para refletir a gloria e servir)e com seu intento organizou uma rebelião reunindo e formando uma base aliada de um terço dos anjos de Deus.Por isso Deus Pai expulsou Satanás e um terço de seus anjos que estavam corrompidos!!!

      Excluir
    4. Carol, de nada adianta ser bonzinho, virtuoso, misericordioso e não ter superpoderes.

      Excluir
  2. Desinformação pura esse post... (Distorceu o sentido dos versículos, o contexto da época em que foram escritos, simplesmente para dar um toque bíblico a um mito cristão criado pelos cristãos de Constantino.)

    Essa última questão que você levantou Analista Man, foi um chute no saco do autor do post... XD

    ResponderExcluir
  3. Venho apresentar um segundo ponto de vista em relação a esse assunto, afinal, é bom ver o outra lado da questão também, pois assim, dá pra formar uma opinião mais segura sobre o assunto.

    Este link aborda diversos aspectos que não foram mencionados no post em questão (seja por omissão ou seja por desconhecimento do mesmo): http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/12/lucifer_satanas.html

    Segundo a Igreja Romana (a primeira e dominante), eu (ex-cristão), evangélicos como Apocalink somos hereges [Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção"]. É uma pena ver um herege como eu, "escolher" a versão imposta pela igreja católica baseada no Zoroastrismo Persa, ao invés de questioná-la...

    ResponderExcluir
  4. LÚCIFER

    Do latim lux + fero = que traz luz, que dá claridade, luminoso.

    O Versículo 12 do capítulo 14 de Isaías deu origem à palavra Lúcifer quando da tradução da Vulgata. Alguns teólogos citam ainda Ezequiel 37:2-11 como referentes a ele. No entanto, nos textos da Bíblia hebraica e grega, esta palavra (Lúcifer) não aparece. Vejamos uma tradução apurada do original hebraico:
    "Como caíste dos céus, estrela filha da manhã. Foste atirada na terra como vencedora das nações"

    O texto grego, em Isaías 14:12, que originou as palavra no latim foi "ró eosfóros" (a luz matutina, astro brilhante) e "ró proi anatelon" (nascida da manhã). Veja agora o versículo no latim, onde São Jerônimo coloca a palavra Lúcifer: "quomodo cecidisti de caelo LUCIFER (astro brilhante, ou luz matutina) qui mane oriebaris corruisti in terram qui vulnerabas gentes". Que significa "Como caíste do céu, ó estrela d'alva, filha da aurora! Como foste atirada à terra, vencedora das nações".

    Assim, fica constatado que o termo é latino, e lançado por São Jerônimo, quando da tradução da Vulgata, no século III da era Cristã. Alguns tentam ligar esta passagem ao Apocalipse 8,10 como sendo aí a queda de Lúcifer, mas a história de que seria o chefe dos anjos caídos, citados na II epístola de Pedro 2:4 e Judas 6, não tem fundamento comprovado no Antigo Testamento, como podemos observar.

    O capítulo 14 de Isaías do versículo 3 ao 22 refere-se a queda e destruição do rei Nabucodonosor da Babilônia. Foram os padres e teólogos da igreja católica que lançaram o versículo 14:12 como sendo referente a queda do príncipe dos demônios Lúcifer. Uma vez mais nos deparamos com a questão das traduções, dos folclores e das crenças pessoais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando a Deus criou vários idiomas no episódio da Torre de Babel, Deus criou a dificuldade de um texto ter que ser traduzido, pois numa tradução alguns erros podem ocorrer.

      Excluir
  5. DEUTERONÔMIO 29.29 para os Epirítas.
    "As coisas ocultas são para Deus e as reveladas pertencem aos homens",
    homens de Deus e nao espectadores do achismo ou ciêntifico. Deuteronômio 29.29

    Quando nos deparamos com a afirmação do texto acima podemos levantar várias questões a respeito deste verso do tipo, quais são as coisas ocultas? E quais são as reveladas? Porque Deus mantém algumas coisas encobertas? Porém, não questionaremos o texto, e sim, levantar algumas verdades implícitas nele. Observamos três evidências que estão intrínsecas neste texto em foco.

    A primeira evidência contida neste texto que observamos é que Deus revela coisas aos homens. Observando o primeiro versículo deste capítulo notamos que Deus deixa claro sua intenção de revelar algo ao ser humano. "são estas as palavras da aliança que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse aos filhos de Israel..." Existe uma intenção por parte de Deus em revelar uma aliança com o povo, uma aliança de união entre ele e o povo, uma aliança que comprometeria aquela geração e as outras futuras, uma aliança com base numa união perpétua, uma aliança que vetaria o povo de Israel servir, adorar e conhecer outros deuses (v.26). O cumprimento desta aliança traria grandes benções ao povo e à sua terra, porém a quebra da aliança traria a ira de Deus sobre todo o povo e tudo quanto lhes pertencia. Esta parte da aliança, Deus revelou ao homem, portanto esta parte revelada lhe pertence, ele pode ser conhecedor deste algo revelado, mas aquilo que Deus não revelou, que ele manteve em oculto, de fato não pertence ao homem, pois o homem não é onisciente e nunca poderá conhecer até que Deus o revele, pois quem conheceu a mente do Senhor? Prova disto é que Deus ocultou a geração de todo Antigo Testamento que esta aliança apontava para o Cristo encarnado.

    A segunda evidência que o texto revela implicitamente é que Deus é onisciente e soberano. Sendo Deus conhecedor de todas as coisas, nada está oculto aos seus olhos, ele conhece o futuro antes deste vir a ser, é ele quem chama a existência as coisas que não existem, é ele quem escreve a história do universo, ele reina sobre o globo terrestre. Estando todas as coisas patentes aos seus olhos, fica então fácil de entender o porquê todas as coisas ocultas lhe pertencer e por sua vez sendo ele soberano sem precisar dar satisfação a qualquer homem, ele na sua soberania escolhe no conselho da sua vontade revelar ou não qualquer coisa a este homem. Uma vez que o homem não participa desta onisciência, sendo ele finito, limitado, nunca e em hipótese nenhuma ele tomará conhecimento daquilo que está em oculto, salvo se Deus o revelar e lhe der inteligência e sabedoria para as descobertas.Inspiradas pelo Espírito Santo.
    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada" Tiago 1.4-5.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que satanas n usou uma serpente, pois na epoca da tentação o homem ainda n tinha pecado e passado a autoridade desse mundo a ele, sendo assim entendo q satanas se materializou em forma de serpente para enganar o casal de Deus no jardim do Edem, pois é certo q ele tem poder pra se materializar haja vista q era anjo e anjos na biblia se materializam, como em varias passagens como o anjo q comeu com Abraao, o anjo q pegou na mao de Jó para tira-lo de Sodoma e Gomorra entre outros, ate pq o castigo q Deus determinou para a serpente q rasjetaria e comeria o po por todos os dias de sua vida, significa q o diabo seria humilhado e pisado pelos servos de Deus, como vemos hj, n se refera a sermente animal mas sim ao diabo, prova disso é q a queda do homem esta no cap. 4 de genesis, e no cap. 2 diz q Deus criou a serpente e esta rastejava. Ora se rastejava é pq n tem pé, quem tem pé anda e n rasteja, prova disso é q a serpente nunca teve pés.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opniao a biblia foi escrita pelo homen e eu vejo muitas semelhaças de genesis com o enuma elish sumerio entao so acho uma coisa, a todos os meus amigos aqui presentes nem tudo que esta escrito e verdade mas nem tudo e mentira .........nao sou fa de igrejas e muito menos de religiao mas se todos aqui estiverem espertos a salvaçao de nois meros humanos ipocritas e ignorantes e apenas uma .............Amor INcondicional se vc ama incondicionalmente vc nao tem inveja nao deseja mal para seu irmao nao mata nao rouba ......nao blafema ............esqueçam essas coisa disse isso so amen uns aos outros o resto que padres e pastores,rabinos dizem e anatomia

    ResponderExcluir

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.