terça-feira, 6 de março de 2012

Explosão de partículas do Sol chegará à Terra dia 6 de MARÇO


Tempestade solar detectada pela agência espacial americana
Foto: Nasa
Tempestade solar detectada pela agência espacial americana Nasa
RIO - Distúrbios magnéticos no Sol lançaram uma explosão colossal de partículas carregadas no espaço esta noite. A tempestade solar irrompeu da mancha solar AR 1429 às 4:13 da madrugada de segunda-feira, 5. Segundo o prognóstico da Nasa, ela atingiria a Terra entre a noite de terça-feira e quarta-feira.O tamanho exato da explosão, formalmente conhecida como uma ejeção de massa coronal, ainda não é conhecido, mas, em temros de energia, é uma erupção da classe X 1.1 - que está entre as mais fortes medidas pelos astrônomos. Um impacto direto com essa tempestade pode causar apagões de rádios e danificar satélites.
Por sorte, o prognóstico sugere que apenas a borda da explosão chegaria à Terra. O Centro de Predição do Tempo do Clima Espacial anunciaram que o evento pode produzir uma tempestade de radiação menor na terça ou na quarta-feira.
Estima-se que tempestades solares similares aumentem conforme o Sol mova-se em direção ao pico conhecido como máximo solar, o fim de um ciclo de 11 anos em que o campo magnético adquire um formato mais contorcido.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/explosao-de-particulas-do-sol-chegara-terra-4221889#ixzz1oHQKxsl3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.