quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dedo gelado da morte é filmada em mar antártico



A rede televisiva BBC divulgou hoje (23/11) imagens impressionantes de um fenômeno raro que acontece no mar gelado da Antártica, chamado de “Brinicle”. O acontecimento, que também foi apelidado de “dedo gelado da morte”, acontece em situações muito específicas em que um fluxo de água com uma concentração salina maior que o normal desce da superfície em direção ao leito do mar.
A alta concentração de sal no fluxo faz com que o jato tenha temperaturas bem abaixo de zero, o suficiente para congelar rapidamente a água em seu caminho. O resultado é uma espécie de estalactite que cresce lentamente da superfície gelada em direção ao fundo mais quente.
Com a imagem acelerada, é possível perceber a formação do Brinicle e o estrago que ele faz quando toca o chão. Criaturas marinhas que são pegas de surpresa e não podem se mover rápido o suficiente para escapar, como estrelas do mar, são congeladas quase que instantemente e acabam presas no gelo mortal.
(Fonte da imagem: Divulgação BBC)
No site da BBC, a equipe que realizou a filmagem revela que tiveram que correr contra o tempo para conseguirem encontrar e documentar o fenômeno enquanto ele estava acontecendo. Movimentar as câmeras pesadas no espaço apertado entre o fundo do mar e a calota de gelo (foto acima) aumentou ainda mais a dificuldade de filmar o “Dedo gelado da morte” pela primeira vez.

Um comentário:

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.