sábado, 15 de outubro de 2011

AINDA EXISTEM POETAS: GOG um remanescente da poesia social


Vivemos em um tempo dinâmico, onde tudo muda rapidamente, um tempo em que poucas coisas permanecem com suas raízes e origens firmadas em suas bases, sabemos que é necessário acompanhar avanços e mutações, pois até a natureza e o clima se alteram com extrema rapidez, mas ainda é necessário que sejam firmados em seus primórdios, não é verdade ?

Digo isto porque tomei a liberdade de abordar neste bendito espaço me concedido pelo APOCALINK, o qual sou muito grato, que ainda existem remanescentes, não do que é ultrapassado mas sim do que é real, pois mesmo com mudanças e "evoluções" deste mundo, as mazelas da sociedade ainda são as mesmas com a diferença em que hoje se desdobram em larga escala.

Admito que seja um discurso saudosista, porém tenho motivos pra isso porque sinto saudades do tempo em que ainda tinha cabelos, hoje só me restaram poucos fios (risos), mas voltando ao assunto, digo que neste sentimento não estou sozinho, acreditem, alguns que entraram na casa dos trinta já começam olhar pra traz, porque tão rapidamente se inverteram os valores, oque antes era proveitoso se tornou inútil e oque era infame se tornou admirável.

Me remeto ao final da década de 80 ( faz tempo heim! ) quando tinha 8 ou 9 anos, vivia pra ir pra escola e brincar ( não necessariamente nesta mesma ordem ) eu era louco pra ter um game que na época era o ATARI de última geração, mas não era tão simples pra muitas crianças como eu, então jogava bola descalço na rua de terra, empinava pipa com linha emprestada, jogava bolinha no mata- mata dez a mão e etc., depois na minha fase adulta consegui comprar um game PS ONE, mas por ironia já sentia falta de minha infância, vai entender! Talvez seja porque quando o jogo acaba, temos que voltar á realidade.

Agora chegou a hora da polêmica, porque cultura traspassa a questão do gosto, se trata de identidade social e de formação de caráter comportamental, são formas de expressão do mundo interior num contexto exterior e assim como somos muitos também exige que a cultura se multiplique em diversidades gerando ramificações em todo seguimento.
Considerando que música é cultura ou faz parte dela, minha visão começa a ficar tenebrosa, pois tentem imaginar o cenário em que se encontra este potente veículo em mãos fraudulentas e usurpadoras chamadas de INDÚSTRIA FONOGRÁFICA!
É óbvio que levo em consideração que a maioria dos jovens não puderam conhecer as estruturas anteriores e mesmo que pesquisassem e conhecessem, teriam que acompanhar a vigência do momento e talvez se frustariam por não poderem voltar no tempo, particularmente ainda preciso me conformar,mas é duro ter que suportar coisas como LADYS GAGA, JUSTIS BIBA, ETC, ETC....(DESABAFO). Amados quase tive um surto quando passou em minha frente três crianças se requebrando, fazendo gestos obscenos, cantarolando "inocentemente", dizendo: VOU MORAR NO CABARÉ !!! Então por impulso indaguei: QUE QUE É EEESSOOO ???!!! E logo uma caranga tunada virou a esquina com o capô levantado, equalizado propositalmente com o grave rachando os falantes "entoando" o tal FANQUI... logo pensei que não era possível, só podia ser conspiração!

Será que algum amigo leitor vai entender o meu drama ? sei que isso não é de hoje, a anti-cultura sempre existiu não importa em que tempo seja, mas coisas admiráveis são cada vez mais raras, é como os amantes de futebol que viram PELÉ, ZICO, SÓCRATES, RIVELLINO, VAN BASTEN, CARECA, ETC,ETC,ETC...( VIAJEI), e agora se entusiasmam com Neymar, Ganso, Lucas só no vislumbre dos antigos.

Mas em tudo ainda encontramos remanescentes, entendam, antes de conhecer a razão pela qual existo ( JESUS CRISTO ), era engajado em causas sociais ideológicas e acabei conhecendo o trabalho de um poeta social, rapper diferenciado, inteligente, rimas próprias e originais, letrista e escritor, certamente que GENIVAL OLIVEIRA GONÇALVES ( GOG ), é um poeta remanescente :




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.