quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sistema de movimentação elimina o desajeitado andar de máquinas bípedes

Pensado para locomoção de seres humanos, o robô utiliza um sistema simétrico de movimentação sobre eixos para criar estabilidade de uma forma simples e aplicável a qualquer máquina bípede.


Robô com andar firme em duas pernas (Fonte do vídeo: DigiInfo.tv)
Cientistas japoneses do Instituto de Nagoya apresentaram um robô que traz uma solução simples para o problema da locomoção bípede. Ele usa o centro de gravidade do utilizador para mover a estrutura para frente, empregando um sistema simétrico de movimentos e simulando uma circunferência recortada.
“Controlar robôs para que eles andem em duas pernas é bastante complicado, como você pode perceber olhando para robôs como o ASIMO. Então nós nos perguntamos se havia uma maneira simples de fazer robôs andarem com segurança. Nós desenvolvemos um sistema de zigue-zague planificado rolante que permite ao robô andar apenas movendo a estrutura”, conta o chefe do projeto.
A estrutura em questão utiliza triângulos isósceles para criar apoios para os “pés” dos robôs, e os pontos entre os triângulos são os eixos de movimento. Ao chegar a uma posição estável, o usuário joga a próxima perna (do robô) para frente, continuando o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.