domingo, 26 de junho de 2011

Site da Prefeitura de Belém é invadido por hackers


Após hackers atacarem vários sites do Governo Brasileiro na última quarta-feira (22),  o portal da Prefeitura Municipal de Belém também virou alvo dos 'piratas da internet'. O Portal ORM detalha o fato e mostra imagens de como ficou o site após a ação.

Na noite de sábado (25) os anúncios com as principais notícias do site deram lugar a outros que deixaram mensagens à Prefeitura e aos desenvolvedores do site. Quem entrou no endereço www.belem.pa.gov.br na noite de ontem e por parte da manhã deste domingo (26), viu a seguinte mensagem deixada pelos 'invasores'. 'Nós somos anônimos, nós somos uma legião, nós nunca perdoamos, nunca esqueçam o que esperam de nós'.



Imagem da página principal do site da Prefeitura após o ataque

Os hackers aproveitam para 'alertar' os desenvolvedores do site da Prefeitura 'Parabéns, seu site foi invadido. Sugerimos a troca do desenvolvedor do site para uma melhor segurança' e avisam: 'A onda de ataques vai continuar. Todo o banco de dados do site foi copiado. Desculpem o transtorno'. Além de dizer que esse foi mais um sistema testado pela @lulzsecbr, aparentemente, o mesmo grupo que invadiu outros sites do governo como o da Presidência da República e Receita Federal.

Outra área utilizada pelos 'piratas' foi a página de notícias do site. Eles aproveitam o espaço para deixar novos 'recados' a Prefeitura. Veja na foto!


Página de notícias com os links para a mensagem dos hackers
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a Prefeitura de Belém ainda não registrou ocorrência. A delegada Beatriz Machado, da Delegacia de repressão a Crimes Tecnológicos, explicou que só é considerado crime tecnológicos quando a invasão rouba dados de um site ou faz ofensas e xingamentos. 'Quando eles não ofendem ou xingam alguém, nesse caso o prefeito, é considerado pichação de site e não crime. Vamos aguardar para saber mais detalhes', explica.

Outro caso - A delegada lembra que essa é a segunda vez que hackers invadem um site em Belém. 'Há uns dois anos o site de uma faculdade em foi invadido e, nessa ocasião, o reitor da instituição foi alvo de vários xingamentos.

Outro lado - Segundo Joana D'arc Sousa, diretora de tecnologia da Companhia de Informática de Belém (Cindesa), o setor vinha acompanhando as notícias sobre a invasão dos sites do governo, mas mesmo assim se tornou vítima da ação dos hackers.

Ela explica que o servidor invadido pelos 'piratas', foi apenas o que permite a publicação de notícias. 'Mês passado houve uma invasão, eles publicaram uma única notícia falando que o site tinha sido hackeado, mas logo conseguimos estabilizá-lo. Dessa vez foi um pouco pior, eles invadiram o banco de notícias, o que permitiu a publicação de várias mensagens e a mudança da home do site da Prefeitura'.

Ainda de acordo com Joana Sousa, os técnicos da Companhia farão uma 'varredura' no servidor do site para descobrir o que foi alterado, como e quando foi alterado para que esses pontos fracos possam ser ajustados. O site deve voltar ao ar no prazo de 24 horas.

Veja a lista de sites invadidos!



Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.