sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pixar e a Desumanização do Ser-Humano

Pixarlogo

Aqui está um artigo interessante sobre as mensagens subjacentes filosóficas encontradas em vários filmes da Pixar. O autor do artigo, descobriu um tema recorrente transhumanista na maioria das características da empresa, juntamente com uma visão específica sobre a definição de ser "humano". Embora o autor conclui dizendo: "Através da Pixar, estamos que nos abrindo para um futuro melhor", eu vou ser um pouco menos entusiasta e concluir dizendo "Através da Pixar, temos nos programado a uma visão específica do futuro". Aqui está o artigo da Discover Magazine:

Eu amo a Pixar. Quem não gosta? As histórias são magnificamente trabalhadas, os personagens são ricos, divertidos e originais, e as imagens são carinhosamente prestadas. Sem falhar, a voz de ícones como John Ratzenberger fazendo umas participações especiais em alguns caráteres turbulentos. Mesmo que você não tenha visto todos os filmes que eles fizeram (me recuso a assistir ou a sua seqüela de Carros absurdo), há uma coerência e a qualidade das produções da Pixar é difícil de negar.

A cultura popular é muitas vezes visto como o vazio da tarifa de "pipoca". Filmes animados se encontram duplamente julgados "para as crianças" e, portanto, não os levam muito a sério. A Pixar quebrou as expectativas ao produzir comercialmente e bem sucedida da arte cinematográfica sobre os peixes nos tanques de nossos peixes e os erros em nossos quintais. Os filmes da Pixar contém uma essência complexa, sutil, filosófica e política que, quando vistos através do corpus completo da empresa, começa a surgir com alguma clareza.

Enterrado no que a bondade constante e complexa é uma mensagem escondida.

Agora, este não é o seu padrão, "filmes da Disney escondem frases com sentido duplo e imagens de sexo em todos os filmes", mensagens escondidas. "Então", você pergunta, incrédulo: "O que pode um dos times mais queridos e respeitados de cineastas em nossa geração, possivelmente, esconder de nós?" Antes de julgar o meu pedido, considere que está em jogo. Centenas de milhões de pessoas assistiram aos filmes da Pixar. Muitos desses observadores são crianças que estão formando sua compreensão do mundo. A maneira em que toda uma geração vê a vida e a realidade, está sendo moldada, em parte, pela Pixar.

E se eu disse que eles estavam a preparar-nos para o futuro? E se eu lhe disse que os filmes da Pixar vão afetar o modo como definimos os direitos de milhões, talvez bilhões, no próximo século? Somente através da análise da coleção como um todo, podemos ver o conceito subliminar que está sendo perfurado em nossa mente coletiva. Eu descobri a chave-mestra para decifrar a mensagem oculta contida dentro do cânone da Pixar. Vamos desbloqueá-lo.


Antes de começar, peço que você assista o vídeo abaixo. Leandro Copperfield costura este tributo de sete minutos para "A Beleza da Pixar." Tela cheia. HD. Atrevo-me para você não ser movido (emocionar).


As pessoas adoram esses filmes. Eles fazem parte de nossas vidas e de nossa cultura. A Pixar engenhosamente constroem um universo de criaturas amadas e seres que povoam nossa consciência popular. A análise que se segue é no espírito de reverência e respeito pela grande contribuição que a Pixar tem feito ao nosso mundo.

Para entender os filmes da Pixar, é preciso primeiro voltar para a Disney antes de Toy Story ser lançado - para ser mais preciso, O Rei Leão ". Além de ser a minha adaptação favorita de Shakespeare, O Rei Leão é o filme da Disney até à data apenas com zero de referências à existência de seres humanos. Disney e Pixar raramente têm os seres humanos como entidades únicas inteligentes em seus filmes.

Excluindo parcelas exigindo magia, os personagens não-humanos nos filmes da Disney são ou animais antropomorfos (por exemplo, andam ereto, vestem roupas, para beber em copos) que tomam o lugar dos seres humanos (por exemplo, Robin Hood ou Os socorristas) ou são animais com uma sobrenatural tomada de consciência e capacidade de interagir com seres humanos selvagens (por exemplo, O Livro da Selva ou Tarzan). O Rei Leão destaca-se por o universo ser unicamente animal. Não há lixo no Serengeti, nenhum avião sobrevoando, nenhum dos animais tem chapéus ou andam sobre as patas traseiras não naturais. Você não pode nem mesmo datar quando que a história se passa, porque não há referências humanas para calcular uma aproximação. Salvo o fato de que Zazu sabe "I’ve Got a Lovely Bunch of Coconuts," não há evidências de que os personagens dentro de O Rei Leão sabem mesmo se os seres humanos existem.

O Rei Leão nos dá uma lousa limpa. Sabemos que um mundo não-humano parece. Agora podemos abordar como Pixar manipula as pessoas.
Nemo

A relação entre os humanos e os personagens não-humanos é fundamental para entender os filmes da Pixar. Existem certas regras nos filmes da Pixar que tornam as coisas muito mais interessantes do que o conto de fadas médios da Disney. A primeira é que não há mágica. Sem problemas de serem causados ​​ou fixados pela onda de uma varinha. Em segundo lugar, todos os filmes da Pixar acontecem no mundo dos seres humanos (porque eu excluí Cars? É ridículo e fora do personagem da Pixar). Mesmo em filmes como Uma Vida de Inseto e Procurando Nemo, no qual os humanos existem somente como pano de fundo para a ação, a presença da humanidade na história é essencial. As duas primeiras regras são bastante diretas: o universo de personagens da Pixar habitam não é mágico e co-habitado por seres humanos.

A terceira regra é que pelo menos um personagem principal é um ser inteligente que não é humano. Essa regra é um pouco complexa, por isso vamos completá-la. Existem dois tipos humanos de papéis nos filmes da Pixar. O primeiro é o Homem como vilão. Em filmes como o Nemo, Toy Story 1, 2 e 3, Vida de Inseto, encontramos os protagonistas que são todos os não-humanos, personagens auxiliares, como Sid, o coletor, e Darla não são personagens principais. Uma descrição mais precisa seria que eles são partes do meio ambiente e, na ocasião, desempenhando o papel de apoiar o antagonista. O segundo tipo de filme da Pixar é humano como parceiro. Nesses filmes, a amizade com o personagem principal de um ser humano como parte da jornada do herói: Remy, Colette, e Linguini, WALL-E, Eva, Maria e João; Sully, Mike e Boo, Russell, Carl, Kevin e Dug. Estes são os times heróicos dos respectivos filmes.

Em cada filme da Pixar, pelo menos um membro da equipe é humano e pelo menos um membro não é humano, mas possui níveis de inteligência humana.

Você pode ver onde estou indo aqui. Particularmente em WALL • E, Ratatouille e Up! não há ambigüidade sobre a realidade da inteligência dos personagens não-humanos. Cada filme da Pixar nos pede para aceitar um desvio da nossa realidade. Enquanto parece que o desvio é diferente em cada caso (por exemplo, os monstros são reais, os robôs podem se apaixonar, os peixes têm um sentido de família, Kevin é uma menina, um rato pode cozinhar), o simples fato é que a Pixar só nos pede para aceitar uma idéia, uma e outra e outra vez:

Não-humanos são seres sencientes. Essa é a diferença central entre o universo da Pixar e da nossa realidade atual.

Essa idéia por si só seria suficiente para mostrar que os filmes da Pixar são todos a propaganda para o conceito de pessoa, mas não-humanas. Mas é aí que começa a mensagem escondida.
up_dug
O que faz esses filmes tão surpreendentes e tão poderosos, a mensagem é o arco da história do Homem Parceiro como narrativa . A história começa com uma vida não-humana entre uma configuração familiar. Seja WALL-E sozinho em meio ao lixo, Remy com sua família enorme estendida ou Sully e Mike Wazowski em sua maneira de trabalhar, somos introduzidos ao herói na normalidade relativa. No entanto, cada um desses personagens se desviam de seus companheiros não-humanos. Remy quer cozinhar. WALL-E se apaixona. Em cada caso, o desvio não-humano é ostracizado. Dug é gozado pela sua inépcia e Sully e Mike estão banidos para viver com o Abominável Homem das Neves Agradável.

No ostracismo, porém, são os encontros não-humano com um humano. Remy, perdido na cozinha, encontra Linguini. Kevin e Dug ambos os parceiros com Carl e Russell. O comportamento desviante atua como um catalisador para a primeira interação. Além disso, o ser humano também é desviante. Boo não tem medo de monstros. João e Maria (as duas pessoas que ajudam WALL-E e EVE) saem de suas cadeiras e passam a olhar para longe das telas. Carl escapa da casa velha com uma casa-balão dirigível. A equipe é formada quando os forasteiros mútuos reconhecem um senso de propósito comum. Humanos e os rebeldes não-humanos também procuram uns aos outros. Combinando esforços, no entanto, a equipe dobra sua oposição, com as maiorias não-humanos e normativos a rejeitar e condenar o seu comportamento. Remy é criticado por seu pai e afasta seus amigos, enquanto Linguini perde o respeito de toda a cozinha e corre o risco de ter o restaurante fechado por violações de saúde. Há um custo alto para não-conformidade.

O novo é visto como perigoso e, portanto, temido. Os humanos da Pixar nos filmes como parceiros, enfatiza que, se uma inteligência não-humana surgir, seja ela um rato ou um robô ou um alien monstruoso, não haverá boas-vindas com braços abertos de ambos os lados.
wall e

A vitória na batalha pelos direitos e respeito de ambos os grupos virão de um ato de personalidade exemplar e humanidade por aqueles que se atrevem a romper com sua espécie. Assim, o arco da história humana como parceiro termina com a capitulação dos que se recusaram a reconhecer a personalidade dos não-humanos e uma enorme recompensa vem para aqueles que aceitaram os não-humanos como pessoas do companheiro. Em Monstros Inc., Mike e Sully descobrem que o riso produz muito mais energia do que gritos. Em Ratatouille, Anton Ego tem uma epifania e dá uma de minhas falas favoritas de todos os tempos, em resposta a um flashback proustiana, ele experimenta depois de comer cozimento de Remy. Em WALL • E, ninguém menos do que a raça humana é salva da beira da auto-indução de extinção. Em suma, os benefícios para a humanidade são enormes em todos os casos onde as pessoas não-humanas são tratados com respeito.

Há um filme da Pixar que não cabe tanto os humanos como vilões ou seres humanos como parceiros em sua estrutura: Os Incríveis. Em vez de protagonistas não-humanos, somos tratados com protagonistas super-humanos e antagonistas. No entanto, a luta de pária ao redentor é o mesmo, só que desta vez, é porque o super-humanos vêm junto como uma família. O que permite que a família Incrível a suceder, é que eles não são super-humanos, mas que eles são humanos, que amam, apóiam e protegem um ao outro. Como resultado, a sociedade que os temiam e os baniu das alças, não vê como os outros, mas tem outros membros da humanidade.

Tomados em conjunto como uma narrativa geral, os diagramas cânones da Pixar que provavelmente são a batalha deste século para os principais direitos - os direitos da personalidade – são em três etapas.

Em primeiro lugar estão os seres humanos nas histórias como vilões, em que o não-humanos descobrem e desenvolvem a personalidade. Quero dizer, arco do personagem Buzz Lightyear é sobre o seu tornar-se consciente de si como um brinquedo. Estes filmes representam a personalidade nascente entre entidades não-humanas. Para o espectador, começamos a ver como alguns animais e objetos que vemos como irracionais podem ter vida interior dos quais não temos conhecimento.

Em segundo lugar estão os seres humanos como parceiros nas histórias, no qual os excepcionais não-humanos e os seres humanos compartilham excepcionalmente um momento de reconhecimento mútuo da personalidade. O momento em que Linguini Remy percebe que está respondendo ele só perde para o momento em que Remy mostra Ego em torno da cozinha - tais transformações bonitas do outro em si mesmo. Estes filmes representam as primeiras incursões de pessoas não-humanos em busca de paridade com os seres humanos.
os_incriveis

Terceiro, e finalmente, há Os Incríveis, que transformam a equação da personalidade em sua cabeça. Em vez de retratar a luta de não-humanos para ser aceito como humano, Os Incríveis mostra como o aprimoramento humano, indo além dos padrões humanos, vai desencadear reações igualmente fortes de revolta e medo. A mensagem, porém, é que os traços humanos de valor nada têm a ver com a nossa força física, mas são sim com base em nossos laços morais e emocionais. Beneficência e coragem na humanidade exigem muito mais do que um ponto sensível. Os Incríveis ensinam uma lição impressionante: o corpo humano não faz de você desumanos - as escolhas que você faz e da maneira que você trata os outros determina como seres humanos, o que você realmente é.

Pixar tem dado aqueles que lutam pela a personalidade, as narrativas necessárias para convencer o mundo que os não-humanos apresentam características de uma pessoa que merece o direito de uma pessoa. Para cada categoria há uma personagem: animais incluídos (Dug), naturalmente espécies inteligentes (Remy e Kevin), robôs de I.A. (WALL-E, EVE), e monstros exóticos (Sully e Mike). Depois, há a família Incrível, transhumanos com superpoderes. Através dos filmes, essas outras entidades estranham-se inequivocamente familiar, tão claramente semelhante a nós.

A mensagem escondida dentro de filmes magníficos da Pixar é esta: a humanidade não tem o monopólio da pessoalidade. De qualquer forma de inteligência não-ou super-humano tem, ele vai precisar de almas corajosas em ambos os lados para defender o que é certo. Se podemos viver de acordo com este fardo da humanidade, e que o mundo em que vivemos será melhor para ele.

Uma geração inteira foi criada com as sementes subconscientes dessas idéias plantadas a fundo. Como a história que se move para frente e tecnologicamente com ele, essas questões não serão mais o imaginário dos filmes e da ficção, mas de política em política. Mas a Pixar resolveu a pessoalidade  antes que ele chegue em debates. Ao assistir nossos filmes favoritos, temos sido ensinados que o ser humano não é o mesmo que ser uma pessoa. Nós tem mostrado que novas pessoas e formas de personalidade podem vir de qualquer lugar. Através da Pixar, estamos nos abrimos para um futuro melhor.

Fonte: Vigilant Citizen


Ou melhor dizendo: Através da Pixar, temos nos programado a uma visão específica do futuro.

Você lembra de algum filme que retrata com mesma intensidade essa Agenda sobre a desumanização do ser-humano, e que não foi aqui citado? Certifique-se de abordar nos comentários.

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