sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Significado Esotérico dos dois pilares maçõnico: Boaz e Jaquim

Desde o alvorecer da civilização, a entrada de muitos lugares sagrados e misteriosos foram guardados por dois pilares. Seja na arte ou na arquitetura, dois pilares são símbolos arquetípicos que representa uma importante rito como  porta de passagem para o desconhecido. Na Maçonaria, os pilares são chamadas Jaquim e Boaz e representam um dos símbolos mais conhecidos da Irmandade, em lugar de destaque na arte maçônica, documentos e edificações. Este artigo irá olhar para as origens deste símbolo atemporal e seu significado esotérico.

O conceito de pilares de pé nos portões dos locais sagrados pode ser rastreado até as  civilizações da Antiguidade (alguma reivindicação da Atlântida, a fonte de perda de conhecimento hermético).

A Passagem

O símbolo dos dois pilares têm, desde tempos imemoriais, guardadas as portas para lugares santos e os reinos misteriosos. Eles marcam a passagem rumo ao desconhecido e ao sobrenatural. Na Grécia antiga, os pilares de Hércules foi aplicado aos promontórios que ladeiam a entrada do Estreito de Gibraltar. O pilar do norte é o Rochedo de Gibraltar no território britânico de Gibraltar.

Os Pilares de Hércules guardando a passagem para o desconhecido.
Segundo o relato de Platão, o reino perdido de Atlântida estava situada além das Colunas de Hércules, de fato colocando-o no reino do desconhecido. tradição renascentista diz que pilares dão  o aviso Nec plus ultra (também non plus ultra ", nada mais além"), servindo como um aviso aos marinheiros e navegadores para ir mais longe. Simbolicamente, indo além das Colunas de Hércules pode significar deixar a sujeira do mundo material para alcançar um maior domínio da iluminação.

As duas colunas chamadas de "Colunas de Hércules" na Grécia Antiga ficavam na porta de entrada até a esfera dos iluminados.

O frontispício de Francis Bacon, "Nova Atlântida" com as Colunas de Hércules como um portal para um mundo novo. De acordo com a tradição do ocultismo, a Atlântida é a civilização a partir da qual todo o conhecimento hermético surgiu. O renascimento do reino perdido tem sido o sonho das escolas de mistério durante séculos.
"A cidade elevada elegeu as filosóficas  montanhas mais alta da Terra, e aqui os deuses e sábios habitam  juntos na felicidade eterna. Em primeiro plano estão os pilares simbólicos de Hércules ,que aparecem na página sob o título do Novum Bacon Organum, e entre eles corre o caminho que conduz para cima, a partir das incertezas da terra para a ordem perfeita, que é estabelecida no âmbito da iluminação. " 1

Na Maçonaria

O uso maçônico dos termos Jaquim e Boaz  origina da narrativa bíblica do Templo do Rei Salomão. O mestre construtor do Templo de Salomão foi Hiram Abiff, uma figura proeminente no ritual maçônico(Faltou avisarem ao Hiram que ele era maçon, rsrsr). Os versos 1 Reis 6:1-38, 1 Reis, capítulo 7, e o Capítulo 8 descrevem as dimensões, a construção e a dedicação do Templo de Salomão . Uma passagem descreve mais especificamente os dois pilares em frente do Templo do Rei Salomão.
       1 Reis 7


Também fez dois capitéis de fundição de cobre para pôr sobre as cabeças das colunas; de cinco côvados era a altura de um capitel, e de cinco côvados a altura do outro capitel.
As redes eram de malhas, as ligas de obra de cadeia para os capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas, sete para um capitel e sete para o outro capitel.
Assim fez as colunas, juntamente com duas fileiras em redor sobre uma rede, para cobrir os capitéis que estavam sobre a cabeça das romãs, assim também fez com o outro capitel.
E os capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas eram de obra de lírios no pórtico, de quatro côvados.
Os capitéis, pois, sobre as duas colunas estavam também defronte, em cima da parte globular que estava junto à rede; e duzentas romãs, em fileiras em redor, estavam também sobre o outro capitel.
Depois levantou as colunas no pórtico do templo; e levantando a coluna direita, pôs-lhe o nome de Jaquim; e levantando a coluna esquerda, pôs-lhe o nome de Boaz.
E sobre a cabeça das colunas estava a obra de lírios; e assim se acabou a obra das colunas.

Uma arte do Templo do Rei Salomão.
O Templo de Salomão é de grande importância na Maçonaria,  cada detalhe do edifício possui um importante significado esotérico. Os dois pilares agem como um "portal para os mistérios" em cada lado da entrada para um lugar sagrado.
"Segundo os rabinos antigos, Salomão era um iniciado das escolas de mistério e o templo que ele construiu foi realmente uma casa de iniciação, contendo  emblemas pagãos filosóficos e fálicos. As romãs, as cabeças das colunas de palma, os pilares em frente à porta da , querubins da Babilônia , e o arranjo das câmaras e tapeçarias, tudo indicando que o templo foi modelado segundo os santuários do Egito e da Atlântida. " 2
Por esta razão, Jaquim e Boaz, têm um destaque especial nos edifícios maçônicos, monumentos e documentos. Aqui é a descrição de Albert Pike dos pilares, é um texto destinado a novos maçons:
"Você entrou na Loja entre duas colunas. Eles representam as duas  que estavam no pórtico do templo, em cada lado da grande porta oriental. Estes pilares, de bronze, quatro dedos de largura e de espessura, foram, de acordo com o mais autênticos, conta , no primeiro e  no segundo livro dos Reis, confirmada em Jeremias , de dezoito côvados de altura, com um capital social de cinco côvados. O eixo de cada uma tinha quatro côvados de diâmetro. Um côvado é um pé e 707/1000. Ou seja, o eixo de cada um era um pouco mais de trinta metros de oito polegadas de altura, o capital de cada um pouco mais de oito pés e seis polegadas de altura, e o diâmetro do eixo polegadas de 1006 pés. Os  capitéis foram enfeitados com romãs de bronze, coberto por trabalhos em bronze líquido, e enfeitados com coroas de bronze, e parece ter imitado a forma da semente,  vaso do lírio de lótus ou egípcio, um símbolo sagrado para os hindus e os egípcios . O pilar ou coluna à direita, ou no sul, foram nomeadas, como a palavras hebraicas,  em nossa tradução da Bíblia, Jaquim, e que estava à esquerda Boaz. Nossos tradutores dizem que a primeira palavra significa ", ele deve estabelecer;" eo segundo, "Em que é força."
Essas colunas eram imitações, por Khurum, o artista de Tiro, de uma das colunas grandes consagradas ao Vento e Fogo, na entrada para o famoso Templo de Malkarth, na cidade de Tiro. É costume, nas Lojas do Rito de York, colocar  um globo celeste em um, e um globo terrestre sobre o outro pilar, mas isto não é garantido, se o objeto  imita as  duas  colunas originais do Templo. Atualmente,significado simbólico dessas colunas deixaremos para o inexplicável , apenas acrescentando que ao entrar , o aprendiz deve manter suas ferramentas de trabalho na coluna Jaquim,  dando-lhe a etimologia e o significado literal dos dois nomes.
A palavra JACHIN, em hebraico, provavelmente pronunciada Ya Kayan, e queria dizer, como um substantivo verbal, aquele que fortalece, e dali, firme, ereto, estável.
A palavra é Boaz Baaz que significa forte, força, poder, força, refúgio, fonte de força, um forte. O prefixo significa "com" ou "no", e dá a palavra a força do gerúndio latino, corroborando fortalecimento da antiga palavra, também significa que ele vai estabelecer, ou planta em posição ereta, a partir do verbo Kun, ele permaneceu em pé. Ele provavelmente quis dizer ativa e vivificante energia e força, e Boaz, estabilidade, permanência, no sentido passivo ". 3

Os dois pilares de um Conselho Maçônico de rastreamento

Dentro de uma Loja Maçônica

Monumento maçônico em Israel com os dois pilares.

O Priestress Alto do Tarô sentado entre Boaz e Jaquim.

Significado Esotérico

Tal como acontece com a maioria dos símbolos do ocultismo, os dois pilares Maçônicos escondem múltiplas camadas de significados, alguns destinados ao profano( aquele que não é maçon)  e  outros divulgados em graus mais elevados da Maçonaria. No entanto, é geralmente aceite que o Jaquim e Boaz representam o equilíbrio entre duas forças opostas.
"Estes foram os nomes [Jaquim e Boaz] dos dois pilares de bronze fundidos configurar na varanda do Templo do Rei Salomão. Foram dezoito côvados de altura e ornamentadas com grinaldas , redes e romãs. No topo de cada pilar havia uma tigela grande - agora chamada erroneamente de bola ou  globo - uma das tigelas de fogo, provavelmente com a água . O globo celeste (originalmente a tigela de fogo), superando a coluna do lado direito (Jaquim), simbolizava o homem divino, o globo terrestre (a bacia de água), superando a coluna da esquerda (Boaz), significava o homem terrestre . Estes dois pilares, respectivamente conotam também os ativos e os passivos , expressões de Energia Divina, o sol e a lua, enxofre e sal, bom e mau, luz e escuridão. Entre elas e está a porta que conduz para a Casa de Deus, e, portanto, às portas do Santuário são um lembrete de que Jeová é um tanto andrógino e uma divindade antropomórfica. Como duas colunas paralelas que denotam os signos zodiacais de Câncer e Capricórnio, que anteriormente eram colocados na câmara de início para representar o nascimento e a morte - os extremos da vida física. Eles em conformidade significam o verão e os solstícios de inverno, agora conhecidos como os maçons sob a denominação relativamente moderna dos "dois de St. Johns. '" 4
"Alef é o homem; o oposto é mulher, é um princípio; 2 é a palavra, A é o ativo; B é o passivo, o mônada é Boaz, o binário é Jakin. No trigramas de Fohi, a unidade é o yang e o binário é o Yin.
Boaz e Jakin são os nomes dos dois Pilares simbólicos antes da entrada principal do cabalístico Templo de Salomão. Na Kabalah estes Pilares explicam todo os mistérios do antagonismo, se natural, político ou religioso. Eles elucidam também a luta procriativa entre homem e mulher, pois, de acordo com a lei da Natureza, a mulher deve resistir ao homem, e ele deve seduzi-la ou superara-la. O princípio ativo busca o princípio passivo, o plenário deseja o vazio, a mandíbula de serpente atrai a cauda da serpente(o ouroborus, pronuncia-se  UROBÓRUS), e virando-se sobre si, ele, ao mesmo tempo, voa e persegue a si mesmo. Mulher é a criação do homem, e universal criação, é a noiva do Primeiro Princípio. "
A aliança permanente entre razão e fé não irá resultar da sua distinção e separação absoluta, mas a partir de seu controle mútuo , seu concurso fraterno. Tal é o significado do dois Pilares da Varanda de Salomão, um chamado Jakin e Boaz , um branco e outro preto. Eles são distintos e separados, eles são até mesmo contrárias na aparência, mas se   juntarem , trazendo-os próximos um do outro, o telhado do templo entraria em colapso. Separadamente, o poder é um só, unidos, eles são dois poderes que destroem um ao outro. Para precisamente, pela mesma razão , o poder espiritual é debilitado quando quer ele tenta usurpar o temporal, enquanto o poder temporal se torna vítima de suas invasões no espiritual. Gregório VII arruinou o Papado, os reis cismáticos perderam  a monarquia. equilíbrio humano requer dois pés; os mundos gravitam por meio de duas forças; gna eração  precisa de dois sexos. Tal é o significado do Arcano de Salomão, representado pelos dois Pilares do Templo, Jakin e Boaz ". 5
A união dos dois pilares é dito  gerar um terceiro pilar, um no meio, que esotericamente representa o homem e a humanidade.
"Quando as duas colunas encontram o equilíbrio entre elas , vai significar a união do Sushumna e Kundalini. Esse casamento sagrado vai criar um "fogo-Mistico" irradiar por todo o corpo humano, enchendo-o de Luz Divina. É então que a humanidade vai se tornar a terceira coluna do Templo da Sabedoria. Ele / Ela seram uma coluna formada pelas forças combinadas da Força (Jaquim) e Beleza (Boaz). Este ato constitui a Palavra Perdida no sistema vibratório de física ,da personificação da alma ". 6

A combinação das duas forças opostas dos pilares produzirá o pilar central: o homem perfeito(O anticristo maçõnico)

Cabala significado

Nos ensinamentos de cabala, Jaquim e Boaz representam os dois pilares da Sepiroth, a Árvore da Vida.
"Na misteriosa árvore Sephirótica  dos judeus, estes dois pilares simbolizam Misericórdia e da Severidade. Em pé, diante do portão do Templo do Rei Salomão, estas colunas tinham a mesma importância simbólica dos obeliscos antes dos santuários do Egito. Quando interpretados cabalisticamente, os nomes dos dois pilares significa "Na força é a minha casa  estabelecida. "No esplendor da iluminação mental e espiritual, o Sumo Sacerdote estava entre os pilares, como testemunho mudo da virtude perfeita de equilíbrio - que ponto hipotético eqüidistante de todos os extremos. Assim, ele personificava a natureza divina do homem no meio da sua constituição compostos - o Monad misterioso de Pitágoras, na presença da dualdade. De um lado, elevou a coluna estupenda do intelecto, por outro lado, o descarado pilar da carne. A meio caminho entre estes dois está o sábio homem glorificado , mas ele não pode alcançar este estado elevado sem primeiro sofrer na cruz , feita juntando-se estes pilares . Os primeiros judeus, ocasionalmente, representados pelos dois pilares, Jaquim e Boaz, como os pés do Senhor, o que significa para o filósofo moderno, sabedoria e amor, no seu sentido mais exaltado, suporte toda a ordem da criação - tanto mundano e supermundano.
A coluna da direita, que é chamada Jaquim, tem o seu fundamento em Chokmah, a Sabedoria derramada de Deus, os três globos suspensos ,a partir dele são todas as potências masculinas. A coluna à esquerda é chamado Boaz. Os três globos que lhe são potências feminina e receptiva, pois se baseia no entendimento, uma potência receptivo e materno. Sabedoria, que será observado, é considerado como radiante ou efusão, e compreendendo como receptivo, ou algo que é preenchido pelo fluxo da Sabedoria. Os três pilares acabam se unindo em Malchuth, no qual todos os poderes dos mundos superiores se manifestam ". 7

Na cultura popular e na Arquitetura

Pilares são por vezes utilizados na cultura pop por razões e finalidades diferentes , e decorativas, para assumir um significado esotérico. A pé ou  passandore  os pilares, representa simbolicamente a transformação ou iniciação, pode ser encontrado em situações como:

A capa do primeiro livro da série Harry Potter, onde ele descobre que  é um bruxo. Sua "iniciação" visualmente é retratado compassa entre os  dois pilares. O título original do livro é "Harry Potter e a Pedra Filosofal, Pedra Filosofal é um conceito antigo  que representa Iluminação alquímico .

O Rapper Kanye West em pé no meio de pilares no vídeo , é altamente simbólico.

Entre a pletora de símbolos esotéricos encontrados em The Imaginarium of Dr. Parnassus, os dois pilares estão em cada lado do palco.

Dois pilares de pé em frente do edifício do IRS, no Kansas. Observe também o maçom  modelo dualista preto e branco e as mãos apontando para cima, conhecido como "Mão dos Mistérios".

Dois pilares imenso e um no meio em Astana, Khazakhstan, uma cidade cuja arquitetura e layout contém numerosos elementos ocultos.
  1. Manly P. Hall, Palestras sobre Filosofia Antiga
  2. Manly P. Hall, Os Ensinamentos Secretos de Todas as eras
  3. Albert Pike, Morals and Dogma
  4. Hall, op. cit
  5. Eliphas Levi, Dogma et Ritual
  6. Corinne Heline, a Bíblia no Velho Testamento, Interpretações & A Bíblia e o Tarot
  7. Levi, op. cit.

6 comentários:

  1. Realmente muito interessante, parabéns pelo trabalho de nos mostrar isso.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com os ensinamentos deste site, mas quero dizer que respeito, pois o bem mais importante que o povo brasileiro tem é a liberdade de expressão, pensamento e imprensa. O que vocês querem transmitir é uma utopia, as filosofias e as religiões serão eternas divergentes até o fim da humanidade que acabará com catástrofes naturais causadas pelo próprio homem, não pelo castigo divino, mas tendência natural no ciclo da vida.

    ResponderExcluir
  3. Bem dito! Que assim seja!

    ResponderExcluir
  4. O Tópico é sobre a maçonaria e seus simbolos..... não há nada sobre catastrofes ou castigo divino.

    ResponderExcluir
  5. no filme O Senhor dos Anéis tem um parte q tem duas gigantes estatuas e um rio q corre entre essas duas estatuas

    ResponderExcluir
  6. J=Jnana=Mental
    B=Bakti=Emocional

    ResponderExcluir

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.