terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A interpretação esotérica de Pinóquio

Lançado em 1940, Pinóquio é um clássico da Disney que continua a ser apreciado por crianças e adultos em todo o mundo. Entanto, a telehistória desta marionete de madeira esconde uma alegoria espiritual baseado nos ensinamentos esotéricos, que raramente é discutida. Nós olharemos as origens desta aventura animada e para o seu significado subjacente.

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A primeira vez que assisti Pinóquio , eu era  uma criança e vi  em uma fita VHS mal gravada, com meu irmãozinho, enquanto comiamos pipoca. Gostei das melodias cativantes e do Grilo Falante. No entanto, ficamos aterrorizados com o cocheiro e eu não gostava muito da parte debaixo d'água. Isso era muito bonito, foi que  me lembrei deste clássico da Disney até recentemente. Em uma noite preguiçosa de domingo ,  me deparei então com a "remasterização digital"do filme na TV e eu fui assisti-lo para relembrar os '' velhos tempos". O que era para supostamente ser   uma divertida viagem ao passado,  se tornou uma revelação chocante: Pinóquio foi um dos filmes mais profundos que eu já assisti. Poderia ser uma grande alegoria sobre a espiritualidade e da sociedade moderna? Treia eu  detectado indícios de iniciação nos mistérios ocultos? Eu imediatamente comecei a pesquisar as origens de Pinóquio e todas as minhas teorias foram abundantemente confirmadas.

Quantas pessoas já não viram este filme? Por outro lado, quantas pessoas estão cientes do verdadeiro significado subliminar de Pinóquio? Por trás da história da marionete tentando se tornar um bom menino, está uma história profundamente espiritual que tem suas raízes nas escolas Mistériosas do ocultismo. Através dos olhos de um iníciado, a história das crianças sobre  "serem bons" , cheio de lições sobre "não mentir" , tornou-se uma busca do homem pela a sabedoria e iluminação espiritual. Os comentários brutalmente honesto e sociais do Pinóquio mostram uma visão sombria do nosso mundo moderno e prescreve, talvez, uma maneira de escapar de suas armadilhas. Através de uma viagem à fundo no autor e às referências literárias, pode-se compreender o significado oculto e gnóstico do Pinóquio.

Origens de Pinóquio

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Carlo Lorenzini ou Carlo Collodi

Pinocchio foi originalmente escrita por Carlo Lorenzini (conhecido por seu pseudônimo, Carlo Collodi) entre 1881 e 1883 na Itália. Lorenzini começou sua carreira escrevendo nos jornais(Il Lampione e IlFanfulla), onde muitas vezes usou a sátira para expressar suas opiniões políticas. Em 1875, ele entrou no mundo da literatura infantil e usou este meio para transmitir suas convicções políticas. A série de artigos chamada ''Giannettino'', por exemplo, muitas vezes referiu-se à unificação da Itália.

 "Lorenzini ficou fascinado com a idéia de usar um amável personagem malandro como um meio de expressar suas próprias convicções através da alegoria. Em 1880 ele começou a escrever Storia di un burattino ( "A história de uma marionete"), também chamado Le avventure di Pinocchio, que foi publicado semanalmente no Il Giornale dei Bambini (o primeiro jornal italiano para crianças). "
-Source


Le avventure di Pinocchio, um conto de fadas que descreve as aventuras de um boneco de madeira obstinado em sua busca para se tornar um menino de verdade, foi publicado em 1883

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O trabalho de Lorenzini não foi apenas político. Seus escritos, especialmente Le avventure di Pinocchio, continham uma grande quantidade de aspectos metafísicos, que são frequentemente ignorados pelos leitores modernos. Um fato importante necessários para compreender completamente a profundidade do trabalho Lorenzini é que ele era um maçom ativo. Em um ensaio chamado Pinóquio, Mio Fratello (Pinocchio, meu irmão), o maçom italiano,  Giovanni Malevolti , mdescreve o contexto maçônico de Lorenzini:


 "Carlo
Collodi teve  iniciação na Maçonaria, mesmo se não pode ser encontrado em
todos os registros oficiais, é universalmente reconhecido e muitas
vezes referido. Aldo Mola, um não-maçom, que é geralmente definido como
um historiador oficial da Maçonaria, expressou com certeza , o grande
início do escritor na família maçônica. Acontecimentos na vida de
Collodi parecem confirmar esta tese: a criação em 1848 de um documento
chamado "Il Lampione" (The Beacon), que, como afirma Lorenzini,
"iluminou todos os que estavam oscilando na escuridão", ele também se
considerava discípulo de um "apaixonado de Mazzini" (um proeminente
maçom italiano e revolucionário). "

Collodi também podem ser encontradas neste documento publicado pela Grande Loja maçônica da Inglaterra, com anúncio de maçons famosos.

Malevolti continua:

 "Há
duas maneiras de ler" As Aventuras de Pinóquio ". O primeiro é o que eu
chamaria de "profana", onde o leitor, muito provavelmente, uma criança
aprende sobre os percalços do boneco de madeira. A segunda é uma
leitura a partir de um ponto de vista maçônico, onde os simbolismos
pesados serão completos, sem substituir, a narração simples e literária dos
eventos ".



Lorenzini escreveu Pinóquio após a longa tradução de textos místicos: uma história narrativa simples que pode ser apreciada pelas massas, com um sentido oculto reservado aos "sábios".

Análise do Filme

Existem muitas diferenças entre o livro Collodi e do filme da Disney. O enredo foi simplificado e Pinóquio se tornou um inocente personagem e não é o desajustado, teimoso e ingrato, do livro original. Todos os elementos são fundamentais, no entanto, ainda presentes na adaptação do filme e a mensagem subjacente permanece intocada. (Ouvi dizer que você pode assistir o filme inteiro aquiAssista Pinóquio, mas não tenho certeza).

A Criação

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O filme começa com Gepeto, um escultor italiano, transformando um pedaço de madeira em um boneco. Ele dá o boneco caracteríscas de homem, mas continua a ser um boneco sem vida. Gepeto é, de certa forma, o Demiurgo de Platão e dos gnósticos. A palavra "Demiurgo" é traduzido literalmente do grego para o "fabricante, artesão ou artífice." Em termos filosóficos, o Demiurgo é o "deus menor" do mundo físico , a entidade que cria seres imperfeitos que são mandados para as armadilhas da vida material. A casa Gepeto está cheia de relógios do seu ofício, que, como você deve saber, são usados para medir o tempo, uma das grandes limitações do plano físico.


 "Fora
do pleroma foi individualizado o Demiurgo, o mortal imortal, a quem nós
somos responsáveis por nossa existência física e ao sofrimento que
devemos percorrer em conexão com ela"
-Manly P. Hall, ensinos secretos de todas as eras

Gepeto criou uma ótima aparência à marionete, mas ele percebe que precisa da ajuda do "Grande Deus" para dar Pinóquio a centelha divina necessária para se tornar um menino "real" ou, em termos esotéricos, um homem iluminado. Então, o que ele faz? Ele "deseja  uma estrela". Ele pede ao Grande Deus (Grande Arquiteto dos maçons) para infundir Pinóquio com algo da sua essência divina.

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Poderia ser a estrela Sirius, a Estrela Flamejante da Maçonaria?

A "Fada Azul",a representante do Grande Deus, em seguida, desce à terra para dar Pinocchio uma fagulha da Mente Universal, o nous "dos gnósticos''.


"Foi
afirmado pelos cristãos gnósticos, que a redenção da humanidade foi assegurada através da descida do Nous (Mente Universal), que foi um grande ser espiritual superior ao Demiurgo e que, entrando na constituição do homem, conferiu a imortalidade consciente sobre as fabricações do Demiurgo ".


- Ibdem.


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A Fada confere a Pinóquio o dom da vida e o livre-arbítrio. Embora ele esteja vivo,porém, ele não é ainda um menino de verdade ". Nas Escolas de Mistério ensinam que a vida real só se inicia após a iluminação. Antes de tudo isto não é nada, mas lenta decadência. Quando Pinóquio pergunta:"Eu sou um menino de verdade?", As respostas de Fadas"Não, Pinóquio. Prove-se corajoso, verdadeira e altruísta e um dia você será um menino de verdade".

 Este
tema de auto-confiança e do auto-aperfeiçoamento, é de forte inspiração gnóstica.

 Os ensinamentos maçônicos dizem : a salvação espiritual é algo que tem
de ser merecida através da auto-disciplina, auto-conhecimento e força de vontade intensa. Maçons simbolizam este processo com a alegoria do
Rough e do Ashlar Perfeito.

 "Na Maçonaria especulativa, uma pedra bruta é uma alegoria para o maçom não
iniciados antes da sua iluminação descobrindo. Ashlar,  A Perfect é uma
alegoria de um maçom que, através da educação maçônica, trabalha para
conseguir uma vida decentes e diligentemente se esforça para obter a
iluminação. No Grau Companheiro, vemos o uso do Rough e silhares Perfeito. A lição a ser aprendida é que, por meio da educação e da aquisição de conhecimentos, um homem melhora o estado de seu ser espiritual e moral. Como o homem, cada pedra bruta começa como uma pedra imperfeita. Com a educação, a cultura e o amor fraternal, o homem
é moldado em um ser que tenha sido julgado pelo quadrado da virtude e
circundadas pelo compasso de seus limites, dado a nós por nosso Criador
".
- Loja Maçônica da Educação( Fonte)


Da mesma forma que os maçons representam o processo de iluminação, pela transformação de uma pedra bruta em uma suave, Pinocchio começa sua jornada como um pedaço de madeira bruta e procurará suavizar suas bordas para finalmente se tornar um menino de verdade. Nada, no entanto, foi entregue a ele. Um processo alquímico interior precisa acontecer para que ele fosse digno de iluminação. Ele tem que atravessar a vida, a sua luta contra as tentações, e, usando a sua consciência (encarnado pelo Grilo Falante), ele tem de encontrar o caminho certo. O primeiro passo é ir para a escola (simbolizando o conhecimento). Depois disso, as tentações da vida rapidamente cruzam o caminho de Pinóquio.

A tentação da fama e fortuna

Em seu caminho para a escola, Pinóquio é interrompido por Foulfellow , a raposa (não é um nome muito confiável) e Gideão, o gato que atraí-lo para o caminho fácil "para o sucesso": O show business. Apesar das advertências de sua consciência, a marionete segue os personagens obscuros e é vendido a Stromboli, o promotor beligerante do show de marionetes.

Durante sua performance, Pinóquio familiarizar-se com os lados do caminho "fácil": fama, fortuna e até bonecos de mulheres ''quentes'', sensuais.

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Pinocchio, porém, aprende rapidamente,os grandes custos deste aparente sucesso: ele não pode voltar a ver seu pai (o Criador), o dinheiro que ele gera só é usado para enriquecer o Stromboli, seu treinador ", e ele vê o destino que o espera quando ele envelhece.

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É uma descrição muito  triste do show business, não é? Ele  basicamente nada mais é do que ... um fantoche(Não é isto que acontece om os escravos artistas illuminatis ?). Depois de ver a verdadeira natureza do caminho "fácil", Pinocchio descobre o triste estado em que ele está, Ele é enjaulado, como um animal e esta à mercê de um titereiro cruel. Ele foi enganado em vender sua alma.

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Pinóquio então ganha de volta sua consciência (Grilo Falante) e tenta escapar. Toda a consciência do bem não pode, no entanto salvá-lo, Cricket não pode abrir a fechadura. Nada menos do que uma intervenção divina é necessária para salvá-lo, mas não antes que ele seja verdadeiro para a Fada (mensageiro divino) e,o mais importante, para si mesmo.

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As Tentações

De volta no caminho certo, Pinóquio é interrompido novamente por Foulfellow, a Raposa, que vai atrai-lo para ir a "Pleasure Island", um lugar sem escola (conhecimento) e as leis (moral). As crianças podem comer, beber, fumar, combater e destruir a vontade, tudo sob o olhar atento do cocheiro.

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Pleasure Island é uma metáfora para a vida do "profano"(Os não  illuminati),que caracteriza-se por ignorância do conhecimento maçônico, a busca da gratificação imediata, e a satisfação de baixos impulsos. O cocheiro incentiva esse comportamento, sabendo que é um método perfeito para criar escravos(Afinal este é um método muito usado pelos illuminati, que através dos ídolos criados no mundo artístico, influenciame corrompem a juventude, criando assim os escravos do sistema). Os rapazes que se entregam o suficiente ,se transformam em burros , então, explorados pela Coachman para trabalhar em uma mina. é Outra representação bastante negativa   das massas ignorantes. Esta é a visão final dos Iluminatis, a visão que eles tem daqueles que não fazem parte do seu conhecimento esotérico.
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Pinóquio começa a se transformar em um burro. Em termos esotéricos que está mais perto de seu ''eu'' material, personificado por este animal teimoso, que é seu eu espiritual. Esta parte da história é uma referência literária para Apuleio, a "Metamorfoses ou Asno de Ouro'', um trabalho clássico estudado em escolas de misticas, como a Maçonaria .

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As Metamorfoses descreve as aventuras de Lúcio, que é tentado pelas maravilhas da magia, por causa de sua loucura, transforma-se em um burro. Isto leva a uma longa e árdua jornada onde ele finalmente é salvo por Ísis e junta-se o seu culto místico. A história das metamorfoses tem muitas semelhanças com o Pinóquio por sua linha de história, a sua alegoria espiritual e seu tema de iniciação ocultista.
Pinóquio, uma vez que ele recuperada  a consciência, escapou da prisão da vida profana e fugiu de Pleasure Island.

A Iniciação

Pinóquio volta para casa para se unir com seu pai, mas a casa está vazia. Ele descobre que Gepeto foi engolido por uma baleia gigante. O boneco, em seguida, salta na água e é, tambem, engolido pela baleia, a fim de encontrar o seu Criador. Esta é a sua iniciação final, onde ele tem que  fugir da escuridão da ignorância da vida (simbolizada pelo ventre da baleia gigante) e o ganhar a luz espiritual.

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Mais uma vez, Carlo Collodi foi fortemente inspirado por uma história clássica de iniciação espiritual: o Livro de Jonas. Encontrado no Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, Jonas e a Baleia também é lido nas escolas místicas.



 "Jonas
é também o personagem central no livro de Jonas. Ordenados por Deus para ir para a cidade de Nínive profetizar contra ela, disse Deus:  "pois a sua maldade subiu até mim" ,Jonas procura em vez disso , fugir "da presença do Senhor", indo para Jaffa e numa vela, navegou para Társis. Uma enorme tempestade se levanta e os marinheiros, percebendo esta não é uma tempestade comum, jogam sortes e descobrem  que Jonas é o culpado. Jonas admite isso e afirma que, se for  jogado ao mar, a tempestade vai cessar. Os marinheiros tentam levar o navio para a costa, mas o  jogam ao mar, a  ponto o mar acalmar. Jonas é milagrosamente salvo ao ser engolido por um peixe grande, especialmente preparado por Deus, onde passou três dias e três noites (Jonas 1:17). No capítulo dois, dentro  do grande peixe, Jonas reza a Deus na sua aflição e se compromete a ação de graças e pagar o que ele prometeu. Deus ordena que o peixe vomite Jonas para fora. "
Fonte: WIKIPÉDIA



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Jonas depois de sua'' iniciação'' espiritual

Manly P. Hall(Famoso historiador maçônico), explica aqui o significado oculto do Jonas e a  Baleia.


 "Quando usado como um símbolo do mal, o peixe representava a Terra (homem
inferior da natureza) e da tumba (túmulo dos mistérios). Assim esteve Jonas três dias no ventre do peixe "grande", como Cristo foi de três dias no túmulo. Vários pais da igreja primitiva acreditava que a baleia ", que engoliu Jonas,  era o símbolo de Deus Pai, que, quando o profeta infeliz foi lançada ao mar, aceitou Jonas em sua própria natureza, até um lugar de segurança foi alcançado. A história de Jonas é realmente uma lenda da iniciação nos mistérios, e os peixes "grandes" representam a escuridão da ignorância que engolfa o homem,  quando ele é jogado para
o lado do navio (nasce) no mar (da vida) ".
FONTE:- Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages

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Jonas emerge de dentro da baleia com a palavra de Deus

Pinocchio atravessou as dificuldades da iníciação e saiu da escuridão da ignorância. Ele emergindo da tumba, ressuscitou, como Jesus Cristo. Ele agora é um menino "real", um homem iluminado, que rompeu os grilhões da vida material para abraçar o seu Eu superior. O Grilo Falante recebe da fada  um crachá de ouro maciço, o que representa o sucesso do processo alquímico de transformação a consciência de Pinóquio, de um metal bruto em ouro. O "Grande Trabalho" foi realizado. O que resta fazer? Um grupo de acordeãos loucos, é claro!
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Conclusão

Visto através dos olhos de um iníciado, a história de Pinóquio, em vez de ser uma série de aventuras aleatórias infantis, na verdade, torna-se uma alegoria espiritual profundamente simbólica. Detalhes no filme ,que são, aparentemente insignificantes, de repente revelam uma verdade esotérica, ou pelo menos um comentário brutalmente honesto e social. Inspirado em clássicos da metafísica, como As Metamorfoses e Jonas e a Baleia, autor da história, Carlo Collodi, escreveu um conto moderno de iníciação mística, que é o aspecto mais importante da vida maçônica. Embora a fidelidade de Walt Disney ,à Maçonaria sempre fora controvertida, a escolha desta história como o segundo filme de animação já criados pelo estúdio é muito reveladora. Muitos detalhes simbólicos foram acrescentados no  filme, manifestam um grande entendimento, do significado oculto subjacente do livro de Collodi. Considerando as inúmeras re-edições de Pinóquio e seu mundo, um sucesso mundial pode-se dizer que o mundo inteiro foi testemunha de seu caminho para a iluminação, mas muito poucos plenamente compreenderam a verdade por detrás da história.

Quando colocado em comparação com outros outros artigos neste site, que revelam significados bastante sinistros, a história de Pinóquio é um exemplo do lado mais nobre dos ensinamentos ocultistas. Esforçam por atingir um nível mais elevado de espiritualidade através do auto-aperfeiçoamento, que é um tema universal, encontrado na maioria das religiões. Pinóquio continua a ser tipicamente maçônico e revela o fundo filosófico dos que estão no controle dos meios de comunicação de massa.

2 comentários:

  1. Estou curioso! De que forma é que pinochio se relaciona com o priorado de sião e a ocultação do santo graal? hmmm...

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  2. adoro análise de filmes com essas msgs subliminares...vc tem mais filmes analisados? se não providencie pois é muito legal e interessante adorei...abs!

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